Home » Actualidades » Cabo Verde vota contra reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel

Cabo Verde vota contra reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel

Dos países presentes no ato, apenas nove votaram contra a resolução onisina e a favor da posição dos Estados Unidos

Cabo Verde figura entre os 128 países que votaram, quinta-feira, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a favor de uma resolução que condena o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como a capital de Israel, apurou a PANA de fonte segura.

Dos países presentes no ato, apenas nove votaram contra a resolução onisina e a favor da posição dos Estados Unidos, designadamente Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau, Togo, Estados Unidos e, naturalmente, Israel.

Argentina, Austrália, Canadá, Croácia, Colômbia, Hungria, Letónia, México, Filipinas, Panamá, Paraguai, Polónia, República Checa foram alguns dos 35 países que se abstiveram, enquanto a Ucrânia, que apoiou o projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU, estava entre os 21 países que não se apresentaram para a votação.

O posicionamento de Cabo Verde a favor desta resolução, tomada por larga maioria dos 193 países membros das Nações Unidas, acontece apesar das ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de cortar apoios financeiros aos países que não votassem a favor da sua decisão de mudar a embaixada dos Estados Unidos da cidade israelita de Tel-Aviv para a de Jerusalém, território disputado por Israel e pela Palestina.

Logo após a votação, a embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, deixou claro que o seu país não se esqueceria de países que votassem a favor da resolução.

O reconhecimento de Jerusalém pelos Estados Unidos, como capital de Israel e a mudança da embaixada americana, atualmete em Tel-Aviv, para a cidade supracitada são decisões delicadas que têm causado muita polémica no cenário político internacional.

Pana

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade