Home » Actualidades » São Domingos: Igreja Nossa Senhora da Luz aguarda obras de reabilitação

São Domingos: Igreja Nossa Senhora da Luz aguarda obras de reabilitação

A Igreja de Nossa Senhora da Luz é a mais antiga de Cabo Verde.

A Igreja da freguesia de Nossa Senhora da Luz, no concelho de São Domingos, ilha de Santiago, aguarda por obras de requalificação, um processo que tem falhado ano após ano. A antiga capitania de Alcatrazes, criada há mais de cinco séculos, guarda uma estrutura repleta de relações com o passado, que precisa ser conservada.

A Igreja de Nossa Senhora da Luz é a mais antiga de Cabo Verde. Data-se por volta de 1526, logo depois do descobrimento de Cabo Verde. A Baía de Alcatrazes conheceu o seu intenso movimento nos anos do povoamento, e, por isso, a Igreja de Nossa Senhora da Luz é testemunho disso, como também algumas ruinas das antigas capelas que existem na freguesia.

O Padre daquela freguesia, Alexandre Lopes, lamenta o facto de o processo de reabilitação estar meio parado e avisa que o Estado tem de interessar-se por aquela zona histórica “que foi esquecida durante muitos anos”. “Não é só a Igreja de Nossa Senhora da Luz, abrange também pessoas, escavações, lugares, monumentos que poderão estar escondidos”, diz.

Com o anterior governo houve uma tentativa de reabilitação, mas o processo falhou. “Estou aqui já há três anos e temos estado a insistir sempre na reabilitação daquela igreja que é uma das mais antigas de Cabo Verde. Temos esperanças, porque a igreja já não está em ruínas, já levantamos as paredes e fizemos a cobertura. Pode ser, de facto, um lugar muito atrativo”, sublinha.

Nesta sexta-feira, 15 de Dezembro, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, recebeu uma delegação do Instituto do Património Cultural (IPC), presidida por Jair Fernandes que, acompanhados do Pároco Alexandre Lopes, fizeram uma visita a Alcatrazes.

Para Clemente Garcia, tratou-se de uma visita “altamente positiva”, em que foram trocadas impressões estruturantes relacionadas com essa zona de elevado interesse histórico para Cabo Verde e, particularmente, para o concelho de São Domingos.

“A Câmara vem desenvolvendo ações junto de parceiros nacionais e internacionais no sentido de edificar no local um Centro Interpretativo, como forma de preservação da sua memória histórica”, diz o edil, realçando que faz parte integrante do projecto a requalificação de toda a zona circundante (Covão de Santana) e, por outro lado, ficou o compromisso de se iniciar também o restauro da Igreja Nossa Senhora da Luz.

ACN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade