Home » Actualidades » Décima edição da Corrida da Liberdade homenageia os 160 anos da Cidade da Praia

Décima edição da Corrida da Liberdade homenageia os 160 anos da Cidade da Praia

A Câmara Municipal da Praia vai dedicar a décima edição da Corrida da Liberdade, que tradicionalmente se realiza a 13 de Janeiro, ao 160º aniversário da Cidade da Praia. Neste sentido, há prémios aliciantes e 160 contos para o vencedor.

A Corrida da Liberdade, uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia, foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão anos após anos, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo.

Para edição de 2018, a décima, está prevista uma prova da meia-maratona, envolvendo os maiores atletas cabo-verdianos residentes e provenientes da diáspora. Os prémios monetários, considerados aliciantes, são extensivos às diversas posições, em diversas categorias, e os vencedores vão ser ainda complementados com medalhas, troféus, de entre outras recompensas aos atletas mais destacados. O vencedor da 10ª Corrida da Liberdade recebe 160 contos, que simboliza o 160º aniversário da capital cabo-verdiana, a homenageada desta edição.

A organização tem uma meta para atingir a cifra dos 10 mil atletas, naquilo que seria o “record” absoluto de uma prova em Cabo Verde, tendo para o efeito apostado “numa forte” parceria nacional e internacional. Para além da prova da meia-maratona, masculina e feminina, que está projectada para ser o cartaz deste evento, a homenagem à Cidade da Praia neste dia dedicado a Corrida da Liberdade e da Democracia, vai ser aproveitada para provas paralímpicas e a tão aguardada Corrida Massiva.

Para além da meia-maratona de 21 quilómetros, a 10ª edição da Corrida da Liberdade conta com provas novas, como a corrida jovem, destinada as escolas secundárias, e a corrida de localidade, que visa massificar a modalidade de atletismo nos bairros e também preparar para a grande prova do dia 13 de Janeiro.

A Federação Cabo-verdiana de Atletismo assegura os aspectos técnicos, estando a Câmara Municipal da Praia a envidar esforços para que toda a logística seja projectada numa parceria pública/privada, de forma a corresponder às expectativas.

ACN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade