Home » Actualidades » Santo Antão: MAA já implementou 90% do programa de reconstrução da ilha devido às cheias de 2016

Santo Antão: MAA já implementou 90% do programa de reconstrução da ilha devido às cheias de 2016

O programa de recuperação de Santo Antão é financiado pela União Europeia em 750 mil contos.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) já executou  cerca de 90% do programa de reconstrução de Santo Antão, na vertente agrícola, quase três meses depois da data indicada inicialmente para o fecho deste programa.

A informação é avançada pelo director-geral da Agricultura, José Teixeira, para quem “não é tarefa fácil gerir cerca de 321 mil contos, num intervalo de menos de um ano, para implementar 71 contratos para a execução de obras”.

Em todo o caso, o MAA está a quase 90% da execução do programa que consiste na recuperação das infra-estruturas hidráulicas, danificaras durante as cheias que assolaram a ilha de Santo Antão em Setembro de 2016.

Depois da recuperação de alguns furos e outras infra-estruturas agrícolas, destruídos pela tempestade, o MAA já está, neste momento, a proceder a obras na barragem de Canto de Cagarra, para repor a parte de adução e a rampa, faltando ainda intervenções a nível dos terrenos agrícolas danificados nos três concelhos.

O programa de recuperação de Santo Antão, financiado pela União Europeia em 750 mil contos, abarca as vertentes rodoviária (reconstrução de estradas) e agrícola (recuperação das infra-estruturas e terrenos).

Em relação à recuperação de estradas, a ministra das Infra-estruturas, Eunice Silva, na sua recente deslocação a Santo Antão, considerou que a ilha está “diferente para melhor” com a recuperação da maior parte das estradas, no âmbito deste programa, iniciado em Fevereiro.

“Neste momento, a situação em Santo Antão é diferente com a realização de uma boa parte das obras previstas no quadro do programa de recuperação”, sublinhou a ministra, admitindo, porém, que “há ainda outras situações que serão resolvidas a seu tempo”.

Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade