Home » Actualidades » Governo adia abertura de embaixada junto da União Africana

Governo adia abertura de embaixada junto da União Africana

A prioridade foi dada à instalação de um consulado em Nice, no sul da França, para “melhor servir” a comunidade ali residente

A abertura da embaixada de Cabo Verde em Addis Abeba (Etiópia), sede da União Africana (UA), foi adiada pelo Governo, que prioriza a abertura, e m 2018, da embaixada na Nigéria, em Abuja, sede da CEDEAO

Justificando este adiamento no decorrer de uma audição, quinta-feira última, na Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades do Parlamento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, indicou que a prioridade foi dada à instalação de um consulado em Nice, no sul da França, para “melhor servir” a comunidade ali residente.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana afirmou que o Governo atribui “grande importância” a esta comunidade cabo-verdiana, calculada entre 20 a 25 mil pessoas. Segundo ele, “o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e o Governo existem para servir os cabo-verdianos e, lá onde há cabo-verdianos em dificuldades, lá estarão para os servirem”.

“Estamos a trabalhar afincadamente, nomeadamente com o Governo nigeriano e a Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) para termos a nossa representação diplomática em Abuja, capital nigeriana, a funcionar em pleno”, declarou o diplomata, acrescentando que esta é a “prioridade das prioridades” do executivo do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Luís Filipe Tavares revelou ainda que, neste momento, o país está a trabalhar com vista à “informatização da rede diplomática cabo-verdiana” para prestar um “serviço de qualidade” às comunidades espalhadas pelo mundo.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana anunciou ainda que, no próximo ano, vai ser alargada a rede de cônsules honorários em países como Argentina, Bolívia, Venezuela, Hungria, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Bulgária, Estónia, Lituânia e Polónia.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade