Home » Sociedade » Santa Catarina: Colmeia assinala Dia Internacional da Deficiência com acções de sensibilização

Santa Catarina: Colmeia assinala Dia Internacional da Deficiência com acções de sensibilização

As actividades enquadram-se no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de Dezembro.

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais “Colmeia”, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, promove neste sábado, 02, jornadas de sensibilização sobre Deficiência.

As actividades enquadram-se no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de Dezembro.

Para a presidente da Colmeia, Isabel Moniz, faz sentido, no interior de Santiago, trabalhar acções de sensibilização não só pela constatação de descriminação nas comunidades, nos recintos escolares e outras estruturas, mas também por desconhecimento das diversas patologias ou deficiências, mormente as intelectuais não visíveis.

“Muitas famílias, particularmente as mais carenciadas com filhos ou membros com deficiências, passam por situações de estigma e outros constrangimentos, o que prejudica sobremaneira a vivência e a convivência destes em qualquer comunidade e põe em causa a saúde física e psíquica”, avisa.

A Colmeia atende famílias que têm parentes com Dificuldades específicas de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, transtornos especifico de linguagem); Deficiências sensoriais (Auditiva e Visual); Deficiências intelectuais (Síndrome de Down); Altas habilidades intelectuais e Sobredotados; Transtorno por Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Deficiência física- motora, Paralisia Cerebral, Transtornos de Espectro Autista (TEA), Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência múltipla e Microcefalia.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados