Home » Actualidades » Logótipo criado por jovem mindelense distinguido por site de design mundial

Logótipo criado por jovem mindelense distinguido por site de design mundial

O designer gráfico Eliezer Andrade viu, há cerca de três semanas, o seu trabalho reconhecido pelo site mundial de design, “Designideas”. Trata-se de um logótipo criado para uma empresa de “podcasts” cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos. Para Eliezer, tal reconhecimento representa mais um passo no caminho para se afirmar numa área ainda pouco valorizada em Cabo Verde.

Eliezer Andrade tem 21 anos e é, actualmente, um dos mais notáveis designers de São Vicente. O interesse por esta área surgiu a partir do gosto que tinha pela arte. Frequentou o curso de Artes Gráficas na Escola Industrial e Comercial do Mindelo (EICM), onde aprendeu os princípios básicos do design gráfico. Hoje dá cartas no ramo a nível nacional, após tornar essa arte no seu ofício.

De 2016 a esta parte, Eliezer ganhou grande notoriedade pelos trabalhos por ele desenvolvidos. Em várias ocasiões já viu a sua obra reconhecida por páginas internacionais dedicadas ao design. O último reconhecimento deu-se há pouco mais de uma semana, através do site “Designideas”. Este dedica-se à análise cuidadosa e partilha de projectos de forma a tornarem-se base de inspiração para designers de todo o mundo.

“Em Setembro fui contactado por email pela equipa do ‘Designideas’, depois de terem visto um trabalho no meu portfólio, a criação de um logótipo para um empresa cabo-verdiana de ‘podcasts’ nos Estados Unidos”, afirma Eliezer Andrade.

Com efeito, no dia 5 de Novembro, esse mesmo trabalho foi publicado no Designideas. Contrariamente a outros sites, que se limitam a publicar apenas imagens de criações gráficas, o “Designideas” valoriza todo o trabalho por detrás dos projectos. Ao ver o logótipo criado pelo jovem mindelense manifestou interesse em expor esse trabalho.

As criações deste designer há algum tempo que ultrapassaram os limites de Cabo Verde.

Através da sua página no facebook, Eliezer Drawn – ArtWorks, tem recebido um feedback positivo de pessoas de vários países, mas também de outras páginas vocacionadas para a divulgação do design gráfico. Entre essas páginas, destacam-se o “Designimador” (actualmente com 80mil seguidores) e o “SOU DESIGNER” (com cerca de 150mil seguidores). “Em algumas ocasiões já partilharam os meus trabalhos”, acrescenta.

Entre a emoção e a responsabilidade

Para este designer gráfico, o reconhecimento que os seus trabalhos lhe proporcionaram é um passo em direcção à sua afirmação nesta área, que, infelizmente, ainda não recebe o devido valor em Cabo Verde. Muito além da emoção, o reconhecimento acrescenta um pouco mais de responsabilidade, conforme conta Eliezer.

“A sociedade ainda não vê o design como um ofício sério, como a de um arquitecto ou médico. Por um lado é uma alegria enorme, devido as imensas horas de trabalho e as noites sem dormir. Mas também é uma responsabilidade enorme, dado a minha pouca idade e ao caminho que eu pretendo traçar”.

Mercado nacional

A ambição pessoal é grande e o mercado nacional ainda é reduzido e inconstante, pelo que lidar com este dilema tem sido um dos maiores desafios para Eliezer. “Cabo Verde não dá grande importância ao ramo publicitário, mas, mesmo assim, alimento o sonho de poder vir a abrir a minha própria empresa”, confessa.

A competitividade também é um dos “senão” da área, pois há muitos designers apetrechados de qualidade, que dificilmente singram, mas que fazem boa concorrência aos mais “graúdos”. Neste sentido Eliezer não tem dúvidas de que o que define a qualidade é a clientela de cada um.

“Superar a si mesmo, através do trabalho e tornar os clientes fiéis é o primeiro passo para se sobreviver nesta área”, conclui

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade