Home » Actualidades » Cabo Verde é apontado como o país da CEDEAO com melhores indicadores de saúde

Cabo Verde é apontado como o país da CEDEAO com melhores indicadores de saúde

Cabo Verde tem apresentado bons resultados em termos de saúde, segundo o director-geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Xavier Crespin.

Este responsável falava à margem da terceira reunião da rede de comunicadores da CEDEAO, sobre questões de saúde, que aconteceu em Ouagadougou, entre 22 e 23 de Novembro.

Durante este encontro Crespin apresentou a situação sanitária da região, onde sublinhou que os dados apontam Cabo Verde, como um país com indicadores muito melhores que outros da região. O arquipélago alcançou progressos significativos em termos da saúde materna e neonatal, da mortalidade infantil, em crianças com menos de cinco anos e aleitamento materno exclusivo.

Entretanto os dados evidenciam uma alta taxa de obesidade, e, como medida para contornar esta situação. O governo de Cabo Verde tem desenvolvido acções multidisciplinares, na prevenção e combate a obesidade e promoção da saúde, possibilitando a participação da comunidade nesse processo.

Assim sendo Crespin destacou o país como um exemplo de boas práticas na área da saúde, que podem servir de modelo para outros países da CEDEAO.

Os membros da rede de comunicadores da CEDEAO estiveram reunidos durante dois dias, com o objectivo de dar a conhecer as actividades realizadas pela OOAS. O propósito é de melhorar as divulgações nos respectivos países, rever o nível de implementação das recomendações de 2016 e as correcções necessárias e, por fim, melhorar a colaboração dos membros da rede em sites e redes sociais.

A Secretária Geral do Ministério da Saúde de Burkina Faso, Francine Ouedraogo, em representação do Ministro Nicolas Méda, sublinhou que as intervenções dos comunicadores na área da saúde são “essenciais para apoiar iniciativas voltadas para promover o bem-estar de nossas populações”.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados