Home » Actualidades » Atentado a mesquita no Egipto mata pelo menos 235 pessoas

Atentado a mesquita no Egipto mata pelo menos 235 pessoas

Ataque ainda não foi reivindicado, mas as autoridades suspeitam do autodenominado Estado Islâmico. Foram declarados três dias de luto.

Pelo menos 235 pessoas morreram quando indivíduos alegadamente ligados ao fundamentalismo islâmico explodiram uma bomba e abriram fogo numa mesquita no Sinai, Egipto. O número é avançado pela agência Reuters, que cita a televisão pública egípcia.

O alvo foi a mesquita Al Rawdah, em Bir al-Abed, a oeste da cidade de Arish. O ataque, que ainda não foi reivindicado, é já considerado o mais mortífero dos últimos três anos na região.

O balanço das vítimas, que também já conta com mais de 100 feridos, não pára de aumentar. “Eles disparavam contra as pessoas à medida que deixavam a mesquita”, afirma uma testemunha citada pela agência Reuters. “Até disparavam contra as ambulâncias”, acrescenta.

Outras testemunhas descrevem um cenário de várias ambulâncias a circular, a transportar as vítimas para os hospitais mais próximos, e a televisão estatal mostra imagens de pessoas feridas e de corpos cobertos com cobertores dentro da mesquita.

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, já marcou uma reunião de emergência com as forças de segurança, avança a televisão estatal, segundo a qual o Governo decretou três dias de luto.

As forças de segurança do Egipto têm estado a combater o autodenominado Estado Islâmico no Norte do Sinai, onde vários membros do grupo terrorista já mataram centenas de polícias e militares desde o início da batalha, que se intensificou nos últimos três anos.

Os alvos do grupo terrorista são, sobretudo, as forças de segurança, mas também abrangem mesquitas, igrejas cristãs e peregrinos.

Em Julho, pelo menos 23 soldados foram mortos num ataque suicida com um carro armadilhado que atingiu dois postos de controlo no Sinai. Foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Em Maio, vários atiradores atacaram um grupo de coptas e fizeram 26 mortos.

RR

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados