Home » Actualidades » Mugabe já escreveu a sua carta de resignação

Mugabe já escreveu a sua carta de resignação

Segundo a CNN, o Presidente do Zimbabué aceitou deixar o cargo que ocupa há 37 anos a troco de imunidade.

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, aceitou resignar e já escreveu a carta de renúncia, avança a CNN esta segunda-feira, citando fonte familiar.

A decisão decorre das negociações em curso com os militares que, na passada quarta-feira, tomaram o poder em Harare.

Segundo os termos do acordo, será garantida total imunidade a Mugabe, de 93 anos, e à sua mulher, ambos detidos pela acção com contornos de golpe de Estado.

De acordo com fonte citada pela CNN, os militares aceitaram muitas das reivindicações do Presidente zimbabueano, entre as quais manter as suas propriedades privadas.

Para que a resignação se concretize formalmente, Mugabe tem de enviar a sua carta ao presidente do Parlamento.

O Presidente zimbabueano estava a ser pressionado pelo próprio partido, pelo Exército e pela população para resignar depois de 37 anos no poder.

No domingo à noite, numa comunicação ao país, Robert Mugabe recusou anunciar a sua saída. O seu partido tinha-lhe dado um prazo de 24 horas para resignar voluntariamente ou seria destituído.

No sábado, milhares de zimbabueanos saíram à rua para pedir a sua demissão.

Apesar de tudo, Mugabe optou por um discurso meio bizarro, descreve a CNN, insistindo que não iria a lado algum e que iria estar presente no congresso do seu partido (Zanu-PF) dentro de algumas semanas.

Durante a acção político-militar da semana passada foram ainda detidos ou colocados sob prisão domiciliária muitos membros do executivo.

RR

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados