Home » Actualidades » São Vicente: Dinâmica dos artesãos marca primeiros dias da Residência criativa no CNAD

São Vicente: Dinâmica dos artesãos marca primeiros dias da Residência criativa no CNAD

O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), em Mindelo, acolhe por estes dias uma “Residência criativa”, destinada a artesãos de todo o país. Apesar de ainda se estar apenas nos primeiros dias, a dinâmica com que os artesãos encaram este desafio tem deixado uma boa impressão.

Ao todo são 17 os artesãos nacionais que participam na Residência criativa, no CNAD. Trata-se de um conceito que se pretende como uma troca de experiências, contando ainda com a colaboração de três designers europeus, nomeadamente Álbio Nascimento, Kathi Stretzig e Suzana António.

A Residência criativa teve início na passada quarta-feira (15) e prolonga-se até finais de Novembro, altura em que decorre a Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI).

Em conversa com o A NAÇÃO, Álbio Nascimento confessou estar impressionado com a dinâmica dos artesãos nacionais, durante os primeiros dias desta oficina. “Não estava a espera de, tão rapidamente, já termos artigos de artesanato já concluídos. A partir do segundo dia já tínhamos objectos já feitos e normalmente isto acontece só a apartir do segundo dia”, diz.

Basicamente o papel dos designers têm sido levar os artesãos a repensar a sua actividade, explorando ideias mais contemporâneas.  As perspectivas iniciais são incríveis, havendo pessoas que dominam técnicas nas áreas de cestaria, cerâmica e olaria, que inclusive, já foram perdidas na Europa, conforme faz saber Álbio Nascimento.

A abertura dos artesãos às dicas dos designers tem facilitado igualmente o entrosamento durante a produção dos artigos.

Álbio Nascimento e Kathi Stertzig pertencem a um estúdio de design fundado em 2005. Já desenvolveram alguns projectos para governos regionais como o da Catalunha e realizaram vários workshops em outros países da Europa.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados