Home » Actualidades » Destaques da edição 533 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 533 do Jornal A NAÇÃO

SEM “MERCADO DA SAUDADE”

TACV PARA EUROPEUS E TURISTAS

O mercado étnico ou da “saudade”, como lhe prefere chamar o ministro José Gonçalves, que sempre alimentou a TACV, vai passar para um plano residual. Através do “hub” do Sal, a nova companhia aérea cabo-verdiana, a TACV Internacional, vai dar primazia a passageiros da Europa.

CARLOS VEIGA INDISPONÍVEL PARA PRESIDÊNCIA DA COMISÃO DA CEDEAO

CANDIDATO DE CABO VERDE DEVE IMPULSIONAR PROJECTO DE FIBRA ÓPTICA

O cabo de fibra óptica “Amílcar Cabral”, que ligará a cidade da Praia a Abuja, poderá ser determinante na escolha do candidato de Cabo Verde à presidência da CEDEAO. Neste caso, José Luís Livramento e Isaías Barreto, duas personalidades ligadas às novas tecnologias, poderão estar em vantagem em relação a Orlando Dias. Carlos Veiga, dos EUA, manda dizer que está indisponível.

CULTURA

FUNDO DO TURISMO VAI FINANCIAR AME’2018

Depois de anunciar o fim do financiamento do Atlantic Music Expo (AME), o ministro Abraão Vicente avançou, esta terça-feira,14, na sua página pessoal do “Facebook”, numa jogada de antecipação, que o AME’2018 será assumido por privados, em parceria com a Câmara Municipal da Praia, e com financiamento do Fundo do Turismo. Manuel Ribeiro, presidente desse Fundo, diz não saber de nada.

SANTA CATARINA

CASAS DOS EMIGRANTES NA MIRA DOS LADRÕES

A onda de roubos nas residências dos emigrantes aumentou nos últimos meses no concelho de Santa Catarina (no interior de Santiago). Nas localidades de Ribeirão Manuel-Tomba Touro e Cruz Grande onde a iluminação pública é deficiente e não há patrulhamento regular da Polícia Nacional foram registadas cerca de uma dezena de roubos entre Agosto e Outubro.

ASSASSINATO DE ALEMÃO

JULGAMENTO DE EX-ESPOSA E AMANTE ADIADO “SINE DIE”

O julgamento do casal suspeito pelo homicídio do alemão Karl Heinz Michael Gocht, encontrado enterrado a 22 de Abril passado, em Ribeirão Chiqueiro, São Domingos (no interior de Santiago), está adiado para uma data ainda não definida. Alegadamente, alguns requisitos não foram cumpridos durante a instrução do processo.

ENSINO SECUNDÁRIO

LICEU NACIONAL CRIADO HÁ CEM ANOS

Cabo Verde assinala, de amanhã A sábado, 18, com um colóquio internacional, no Mindelo, os 100 anos do seu primeiro estabelecimento de ensino secundário, o Liceu Nacional de Cabo Verde (1917-1926), depois Liceu Central “Infante Dom Henrique” (1926-1937), Liceu “Gil Eanes” (1937-1975) e, finalmente, Liceu “Ludgero Lima”. Várias gerações deixam, neste suplemento, o seu tributo a esse estabelecimento de ensino que ajudou a moldar a história deste arquipélago.

TORNEIO DE ABERTURA EM SÃO VICENTE

CLÁSSICO DERBY-MINDELENSE ANIMA LUTA PELA LIDERANÇA

A quinta jornada do Torneio de Abertura em São Vicente traz um grande duelo entre as duas equipas que comandam a prova, o Mindelense e o Derby. Uma vitória nessa partida pode deixar uma das equipas embalada para a conquista do título, faltando ainda duas jornadas por disputar. O Batuque está a três pontos dos dois líderes e, no embate com o Farense, procura encurtar distâncias para o topo.

Esta edição nº 533 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 23 de Novembro, traz um Suplemento sobre os Cem anos do primeiro estabelecimento de Ensino Secundário do arquipélago: O Liceu Nacional de Cabo Verde; assim como, a opinião de João Santos; e a Coluna de Filinto Elísio.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados