Home » Actualidades » Praia: Calabaceira acolhe este ano campanha internacional de luta contra a violência de género

Praia: Calabaceira acolhe este ano campanha internacional de luta contra a violência de género

O evento deverá desenrolar-se entre 25 de Novembro e 10 de Dezembro.

O bairro de Calabaceira, na cidade da Praia, acolhe este ano as actividades de uma campanha internacional contra a violência de género, com o intuito de se aumentar a sensibilização para este fenómeno em Cabo Verde.

O evento, que deverá desenrolar-se entre 25 de Novembro e 10 de Dezembro, é designado de “Campanha dos 16 Dias”, também conhecida por “Mês Laranja”, e acontece sob o lema “Não deixar ninguém para trás: acabar com a violência contra as mulheres e meninas”.

De acordo com a responsável da comunicação da ONU Mulheres de Cabo Verde, Ekvity dos Santos, pretende-se com a iniciativa, unir as vozes das mulheres e meninas pelo fim da violência no país.

O evento, cuja iniciativa partiu da ONU Mulheres, será materializada em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e a Equidade de Género (ICIEG).

Conforme indicou Ekvit dos Santos, está agendado um encontro com jovens, que serão detentores de voz e de apelo para a “não violência” no espaço público, neste caso concreto, a escola.

“É uma forma de se sensibilizar os jovens a praticarem uma cultura de paz, no namoro, começando pelos recintos escolares. A ideia é transformar alguns desses jovens em agentes do género para durante o ano organizarem atividades de sensibilização sobre violência”, diz.

Além desta atividade, a ONU Mulheres pretende reunir-se com os jornalistas de diferentes meios da comunicação social, para os sensibilizar também sobre o tema, no sentido de denunciarem actos de violência contra as mulheres e meninas no arquipélago.

A campanha foi criada pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e é coordenada pelo Centro para Liderança Global das Mulheres.

Entretanto, a 25 de Novembro se assinala o Dia Internacional para o Fim da Violência contra a Mulher aprovado pela Nações Unidas.

No mesmo dia, é lançado os 16 dias de activismo global que será executado até 10 de Dezembro. Para se assinalar esta data, solicita-se aos países a colocar os edifícios emblemáticos iluminados em tom de laranja.

Por ocasião de 25 de Novembro, a ONU Mulheres apela a todos as pessoas a demonstrarem o seu apoio à causa, trajando-se de cor laranja, como forma de apoio ao fim da violência contra as mulheres e meninas.

Na mesma linha, solicita-se também abordagens bem-sucedidas para acabar com a violência dando conselhos e apoiando os sobreviventes.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados