Home » Actualidades » Religião: Paróquias da Praia analisam “Justiça e Paz, Segurança e Trabalho” 

Religião: Paróquias da Praia analisam “Justiça e Paz, Segurança e Trabalho” 

Duas das seis paróquias da Praia - São Paulo Apóstolo (no Palmarejo) e Nossa Senhora do Socorro (Achada de Santo António) - realizam, este sábado, 11, um evento sobre “Justiça e Paz, Segurança e Trabalho”.

Em conversa com o A NAÇÃO, o padre João Augusto Mendes Martins, pároco de São Paulo Apóstolo (Palmarejo) enquadra a iniciativa, que decorre na Uni-CV (Universidade Pública de Cabo Verde), como “um encontro de todas as pessoas interessadas, em diálogo e formação”, sustentando que “é chegada a hora dos leigos” se empenharem na construção de uma “comunidade verdadeira”.

“É uma conversa entre vizinhos, de jovens empregados e desempregados, de professores e estudantes universitários, de jornalistas, juristas e políticos, de donas de casa, funcionários públicos ou aposentados, de todas as pessoas interessadas, em diálogo e formação”, explica aquele sacerdote, justificando que  as duas paróquias querem reforçar a vertente espiritual e humana dos residentes de Palmarejo e de Achada de Santo António, oferecendo um espaço humano e uma comunidade solidária, na procura incessante da justiça e da paz.

De acordo com aquele religioso, “a justiça e a paz, a segurança e o trabalho são temas pertinentes no nosso meio, onde há tantas queixas de falta de  trabalho, de segurança e de justiça”. E sustenta: “A Igreja tem uma rica Doutrina Social, que importaria a todos conhecer”.

Na avaliação do padre João Augusto Martins, “é chegada a hora dos leigos”, que, aliás, “estão no mundo para cumprir a sua própria missão”, levando-o a fazer a experiência de encontro com Jesus.

“O leigo tem a missão de consagrar o mundo, de ver, julgar e agir como discípulo de Cristo”, remarca o pároco de São Paulo Apóstolo, esperando que o encontro deste sábado reforce nos participantes “o sentido de pertença às respectivas paróquias”, a par da criação e implementação de projectos de solidariedade para com o próximo.  

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados