Home » Mundo » Guiné Equatorial terá eleições este domingo

Guiné Equatorial terá eleições este domingo

Uma das grandes fraquezas da oposição reside na existência de vários partidos.

 Pelo menos 300 mil eleitores da Guiné Equatorial vão votar, este domingo, 12, para as eleições legislativas, senatoriais e municipais, com favoritismo para a formação no poder, Partido Democrática da Guiné Equatorial (PDGE), que está no poder desde 1987.

No pequeno país da África Central, membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), da União Africana (UA) e da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), embora a oposição pretenda aumentar a sua presença no Parlamento, o PDGE é o grande favorito numa assembleia em que ocupa 99 poor cento de lugares, desde o fim do monopartidarismo, em 1991.

Segundo observadores, a outra fraqueza da oposição reside na existência de vários partidos, nomeadamente: a União do Centro Direita (UCD), uma coligação de vários partidos arregimentados pelo Partido de Convergência para a Democracia Social (CPDS), e o Partido Cidadãos para a Inovação (CI).

O CI é o partido mais falado em Malabo (a Capital). Embora nunca tenha participado em nenhuma eleição, esta formação política tem reunido milhares de militantes e simpatizantes nos seus comícios.

A candidatura do seu líder, Gabriel Nse Obiang, antigo tenente do Exército que regressou ao país após 13 anos de exílio na Espanha, tinha sido rejeitada às presidenciais de 24 de Abril de 2016, por não ter residência permanente durante cinco anos no país, e foi outra vez excluída nestas eleições.

Por seu turno, Avelino Mocache Mehenga, presidente da UCD promete mudar todas as leis e derrogar a Constituição, caso seja eleito ao Parlamento.

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados