Home » Actualidades » São Vicente acolhe festival literário Morabeza 2018

São Vicente acolhe festival literário Morabeza 2018

A Morabeza - Festa do Livro reuniu, entre 30 de Outubro e 05 de Novembro, 40 escritores lusófonos na cidade da Praia.

O festival literário Morabeza, que terminou neste domingo, 05, na cidade da Praia, vai realizar-se no próximo ano, no Mindelo, na ilha de São Vicente, conforme anunciou o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

A Morabeza – Festa do Livro reuniu, entre 30 de Outubro e 05 de Novembro, 40 escritores lusófonos na cidade da Praia, tendo oferecido um programa intenso de conferências, mesas redondas, visitas de escritores às escolas, lançamentos de obras e uma feira do livro.

Entre os escritores convidados, o moçambicano Mia Couto acabou por não poder estar presente, reagendando para Fevereiro uma deslocação a Cabo Verde para uma iniciativa literária, que, segundo Abraão Vicente, irá marcar o arranque da preparação da edição de 2018 do festival Morabeza.

“Com a vinda do Mia Couto, em Fevereiro, lançaremos a programação inicial do Morabeza 2018, que será no Mindelo”, na ilha de São Vicente, disse o ministro, fazendo um “balanço muito positivo” desta primeira edição do festival e sublinhou a “grande adesão do público” e a “qualidade dos oradores”.

“Foi um momento catalisador para a literatura cabo-verdiana. Esperamos agora conseguir fazer uma programação de qualidade durante o próximo ano para conseguir divulgar mais os autores cabo-verdianos”, disse.

A ideia é, segundo Abraão Vicente, realizar, semanalmente, eventos literários na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, bem como promover a edição e reedição de obras da literatura cabo-verdiana e a distribuição de livros pelas bibliotecas municipais.

A Morabeza – Festa do Livro foi promovida pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas e pela Biblioteca Nacional, tendo sido organizado pela empresa portuguesa Booktailors e contado com a colaboração da cooperação portuguesa em algumas iniciativas.

José Rodrigues dos Santos, José Eduardo Agualusa, Germano de Almeida, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz e Arménio Vieira foram alguns dos autores presentes.

C/ Lusa

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados