Home » Actualidades » Ministério da Cultura anuncia criação do prémio literário Arnaldo França

Ministério da Cultura anuncia criação do prémio literário Arnaldo França

O prémio irá distinguir, anualmente, escritores cabo-verdianos com cerca de 550 contos e a publicação, em Cabo Verde e Portugal, da obra premiada.

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, anunciou a instituição do prémio literário Arnaldo França, numa parceria entre o Governo, Imprensa Nacional de Cabo Verde e a Imprensa Nacional da Casa da Moeda de Portugal.

O prémio irá distinguir, anualmente, escritores cabo-verdianos com cerca de 550 contos e a publicação, em Cabo Verde e Portugal, da obra premiada.

O anúncio foi feito no acto de lançamento do livro “Debaixo da nossa pele – uma viagem”, de Joaquim Arena, no âmbito da Festa do Livro – Morabeza, que contou a apresentação do historiador António Correia e Silva.

Na ocasião, Abraão Vicente disse que a criação deste prémio é uma forma de homenagear Arnaldo França por ter servido de uma “maneira generosa” a investigação literária e científica ligada às letras em Cabo Verde.

“Também por ser visto como o mentor de muitas gerações de investigadores e cientistas na área literária e por ter sido, de igual modo, um vulto intelectual da sua geração”, frisou Abraão Vicente.

O ministro explicou, no entanto, que a criação desse prémio vai ao encontro da política da Biblioteca Nacional, ou seja, o reabilitar da política editorial e numa tentativa de dar uma “força maior” às editoras nacionais.

Dentro de um mês será conhecido o regulamento e escolhido o júri do prémio.

Arnaldo Carlos de Vasconcelos França nasceu na cidade da Praia em 1925 e morreu em 2015. Reconhecido como poeta, ensaísta, académico, crítico, estudioso e historiador da literatura cabo-verdiana, é um dos nomes maiores da cultura cabo-verdiana.

É autor, entre outras obras, de “Notas sobre Poesia e Ficção Cabo-Verdianas” (1962). Colaborou com a Imprensa Nacional Casa da Moeda na “Obra Poética”, de Jorge Barbosa.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados