Home » Actualidades » Secretário permanente do SLTSA realiza visita de trabalho em Porto Novo

Secretário permanente do SLTSA realiza visita de trabalho em Porto Novo

O secretário permanente do Sindicato Livre de Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA), Carlos Bartolomeu, realiza esta terça-feira (31) uma visita de trabalho à cidade do Porto Novo. Nesta missão o responsável vai tomar parte nos trabalhos afectos à sua organização na região.

A situação laboral em alguns sectores tem sido um grande problema em Porto Novo, à semelhança de em outras paragens do país. Neste sentido Carlos Bartolomeu tem agendado encontros de trabalhos com o pessoal operacional afecto ao Ministério da Educação e da Saúde no Porto Novo.

Entre as exigências feitas ao Ministério da Educação figuram a questão do não pagamento do INPS em benefício dos trabalhadores, de acordo com a Lei de Protecção Social Obrigatória, a da iluminação pública à volta das escolas, nomeadamente, Escola Técnica João Varela. Este último prende-se com a segurança dos Guardas, que reivindicam o Seguro Obrigatório Acidente Trabalho – SOAT, já que trabalham num sector de risco.

A SLTSA tem mantido diálogo com a delegada do ministério da educação que ficou de resolver essas situações pendentes, que transitam desde a anterior Legislatura. Entretanto já resolveram a situação dos salários do pessoal operacional de limpeza e contínuos, que desde as férias do ano passado, passaram a contar com mais três meses de vencimento.

No tocante ao sector da saúde há problemas com a promoção e progressão na carreira dos profissionais da área, agravada com baixos salários, principalmente dos agentes sanitários.

Nos encontros desta terça-feira a SLTSA vai analisar em conjunto com os trabalhadores a possibilidade de levar à cabo outras formas de luta (greves ou junto do Tribunal Comarca de Porto Novo), para repôr a legalidade em termos dos seus direitos laborais.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados