Home » Actualidades » Dinheiro para compra de apartamento da neta do presidente do Congo saiu de Cabo Verde

Dinheiro para compra de apartamento da neta do presidente do Congo saiu de Cabo Verde

A suspeita da compra do apartamento, com fundos que saíram de uma conta do Banco Internacional de Cabo Verde, para a neta do presidente da República do Congo parte da equipa do Departamento Central e Ação Penal que investiga a operação Rota do Atlântico.

O ex-empresário de futebol José Veiga é suspeito de ter comprado apartamento numa das torresTrump, em Nova Iorque, para a neta do presidente da República do Congo,DennisSassouNguesso. O imóvel terá custado 7,1 milhões de dólares (aproximadamente 6,5 milhões de euros).

Segundo apurou o jornal Expresso, o ex-empresásio terá adquirido, em Julho de 2014, um apartamento no 32.º andar do número 1 de Central Park West, no centro de Nova Iorque, para ser oferecido a Lauren Anne Marie Ikia Lemboumba. Em declarações ao Expresso, Veiga diz que “o apartamento em causa é propriedade de uma sociedade da qual eu sou o accionista. A aquisição efectuada foi financiada com meios próprios, num negócio que é totalmente alheio a terceiros, nomeadamente à família do presidente do Congo”.

A suspeita da compra do apartamento, com fundos que saíram de uma conta do Banco Internacional de Cabo Verde, para a neta do presidente da República do Congo parte da equipa do Departamento Central e Ação Penal que investiga a operação Rota do Atlântico. Esta descoberta parece confirmar a suspeita de que Veiga será um testa-de-ferro do presidente congolense, que subiu ao poder depois de uma guerra civil em 1999. No inquérito da Rota do Atlântico investigam-se suspeitas da alegada prática do crime de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

Antes do condomínio ser adquirido, José Veiga e Paulo Santana Lopes escreveram cartas de recomendação ao administrador das torres Trump onde procuravam enaltecer Lauren Lemboumba. “Eu considero Lauren (…) como sendo uma das minhas melhores amigas (…) Eu acredito que Lauren será uma vizinha maravilhosa. Ela é inteligente e será uma mais-valia para a Trump International Hotel & Tower Condominium. Considero-a uma pessoa do mais elevado carácter moral, honesta, atenciosa e solidária”, escreveram Veiga e Santana Lopes em cartas muito semelhantes.

José Veiga tem cerca de 170 milhões de dólares (cerca de 144,3 milhões de euros ao câmbio actual) apreendidos à ordem de diversos processos judiciais, em contas bancárias na Suíça, Portugal e Cabo Verde.

Com Sábado

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados