Home » Actualidades » Paróquia de São João Paulo instalada em Ribeira das Patas

Paróquia de São João Paulo instalada em Ribeira das Patas

A Igreja Católica tem tudo pronto para a instalação, este domingo, da paróquia São João Paulo II, com sede em Ribeira das Patas, interior do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

O ato de instalação da novel paróquia, a primeira criada em Cabo Verde com São João Paulo II como patrono, vai ser presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

A paróquia de São João Paulo II vai ser, nesses primeiros tempos, dirigida, em regime de acumulação, pelo frei José Pires, que desde 2015 está à frente da paróquia de São João Baptista, na cidade do Porto Novo.

A criação da paróquia São João Paulo não foi consensual entre os fieis em Ribeira das Patas, já que muitos gostariam de continuar com o São João Baptista, como santo padroeiro.

Aliás, Ribeira das Patas, uma povoação com 3.500 habitantes, foi, até 1962, com a criação do concelho do Porto Novo, a sede da paróquia de São João Baptista, criada em 1898.

Porto Novo passa, assim, a contar com duas paróquias, a de São João Baptista, sediada na cidade, e que abrange Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, zona Sul e Tarrafal de Monte Trigo, e a de São João Paulo II, com sede em Ribeira das Patas, que abarca ainda toda freguesia de Santo André.

Para assinalar a criação da nova paróquia, a capelania da Ribeira das Patas tem estado a desenvolver uma série de atividades, com destaque para encontros com os fieis e exibição de filmes sobre o pontificado de São João Paulo II, que começou em 1978 e terminou em 2005, com a morte do ex-papa, o único que pisou, em 1990, o solo cabo-verdiano.

João Paulo II, de nome de batismo Karol Jósef Wojtyla, teve o terceiro maior pontificado, durante o qual visitou 129 países, entre os quais Cabo Verde.

Fonte: Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados