Home » Actualidades » Destaques da edição 529 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 529 do Jornal A NAÇÃO

POLÉMICA DOS MANUAIS ESCOLARES

FOI DOAÇÃO OU O ESTADO PAGOU?

A FICASE (Fundação Cabo-Verdiana de Acção Social Escolar) pode incorrer numa coima, caso se confirme a existência de informações falsas por parte da Gamlin & Zeipel, editora sueca que disse ter doado 42 mil manuais de matemática a essa fundação. A informação é “desmentida” pela Direcção Nacional da Educação, que solicitou o desbloqueamento de mais de sete mil contos para pagar a concepção, composição e edição dos referidos livros.

MOTIM NA POLÍCIA NACIONAL

PROTESTOS DITAM SUSPENSÃO E DESARMAMENTO DE AGENTES

Cinco agentes da Polícia Nacional, pertencentes a um grupo que foram transferidos da Esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade, na Praia, para outras esquadras, foram suspensos e desarmados. São alvos de um processo disciplinar por se terem barricado no interior da sua anterior esquadra, como forma de protesto às respectivas transferências.

VISTOS A ESTUDANTES DE CABO VERDE

GOVERNO PORTUGUÊS RESPONDE AO BLOCO DE ESQUERDA

A polémica em torno da atribuição de vistos a estudantes cabo-verdianos, despoletada em Setembro pelo A NAÇÃO, está longe de ter fim. Em resposta ao Bloco de Esquerda, o Governo português reafirma o que tem dito, isto é, que a Embaixada portuguesa na Cidade da Praia está a cumprir “exigências” e “critérios” estipulados na lei. O Bloco mostra-se insatisfeito.

SANTO ANTÃO

JOVENS EXPOSTAS NO FACEBOOK

Várias jovens, entre elas pré-adolescentes de 12 anos, das cidades do Porto Novo e da Ribeira Grande (Santo Antão) estão a ser vítimas de distribuição não consensual de suas imagens em poses explícitas no Facebook. São mais de 300 fotografias que as próprias prejudicadas teriam enviado para um “chat” de grupo onde brincavam: “verdade ou consequência?”.

CULTURA

ABRAÃO VICENTE QUER WOMEX FORA DO AME

Ministério da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC) está em vias de afastar o WOMEX do Atlantic Music Expo (AME). O valor do “franchising”, que agrega o “naming” ao mercado da música transatlântica, na Cidade da Praia, desde 2013, poderá ser canalizado para a internacionalização de artistas nacionais.

DESPORTO

SAL PREPARA JOGOS DE PRAIA EM 2019

No marco preparatório, a “Ilha do Aeroporto” acolheu o 34º Seminário dos secretários-gerais da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA). No final, os participantes reafirmaram a expectativa de que os Jogos Africanos de Praia de 2019, sejam um evento catalisador para o desporto cabo-verdiano.

ARTESANATO

COOPERATIVAS EMPREGAM MAIS DE 150 MULHERES

Mulheres de Santiago, Santo Antão e Fogo deixaram as estatísticas do desemprego, graças a um projecto desenvolvido pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), que lhes permitiu gerar o seu auto-emprego. Criadas para produzirem artesanato “genuinamente” cabo-verdiano, 36 meses depois, os seus produtos possuem selo de qualidade e uma marca registada.

-Encontra, também, nesta Edição nº 529 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 19 de Outubro, o tradicional Caderno ETC.; a par da análise de José Vicente Lopes e da opinião de Francisco Mendes; assim como, a Coluna de Filinto Elísio.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados