Home » Cultura » SOCA assinala Dia Nacional da Cultura

SOCA assinala Dia Nacional da Cultura

As actividades culminam nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional da Culturas e das Comunidades. A Cidade Velha será o palco da comemoração desta efeméride.

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores – SOCA está a realizar um conjunto de actividades que culminam nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional da Culturas e das Comunidades, na Cidade Velha, com, entre outros, sessões de música e poesia.

O programa para a comemoração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, levado a cabo pela SOCA, começou ontem, 11, com a abertura oficial feita pelo primeiro presidente da SOCA, David Hopffer Almada. O acto aconteceu na Rua D’Arte, em Terra Branca, Praia, seguido de “Vernissage – uma exposição colectiva de artes plásticas, com participação especial do escultor Zé Kassanaya.

Seguiu-se uma feira do livro e o lançamento da obra “Singa” do escritor angolano José Manuel Pinto.

As actividades culminam nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional da Culturas e das Comunidades. A Cidade Velha será o palco da comemoração desta efeméride. Sendo assim, às 17H00 acontecem momentos de poesia jovem e sessão musical com Daniel Rendall, Mik Baptista e Xisto Almeida.

Às 18H00 é tempo de música e poesia com Pedro Moreno e performance poética “Antologia Crioula”, com Danny Spínola, e projeção do vídeo-poema “Adon y Eva”. A programação e fechada com a Academia Cabo-verdiana de Letras, através da sua presidente Vera Duarte, seguido de música com Tó Tavares.

Um dia importante para a cultura

Para Danny Spínola, todas essas actividades são importantes, mas diz que, evidentemente, o enfoque vai para a comemoração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, na Cidade Velha. “Temos em destaque a questão da morna como património imaterial da humanidade. Dia 18 de outubro será o culminar das actividades”, afirma.

No entender do presidente da SOCA, é de extrema importância assinalar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, e é por isso que, segundo diz, quase todos os anos a SOCA realiza algumas actividades comemorativas.

“Este ano, já realizamos uma semana de acções integradas, um pouco mais alargada à outras vertentes culturais, como forma de saudar a assinalar esta efeméride, este dia importante da nossa cultura”, admite.

Spínola revela ainda que essas iniciativas são da inteira responsabilidade da SOCA, sem nenhum apoio particular. “É um programa totalmente idealizado pela SOCA, mas, evidentemente que entendemos que o ministério da Cultura deve ter um papel importante nesses eventos. Temos tido uma boa dinâmica”, conclui.

O Dia Nacional da Cultura é celebrado a 18 de Outubro, dia do nascimento do jornalista, escritor e poeta cabo-verdiano Eugénio de Paula Tavares (1867).

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados