Home » Actualidades » Governo e Armadores estudam melhor cenário para Serviço Público de Transportes Marítimos

Governo e Armadores estudam melhor cenário para Serviço Público de Transportes Marítimos

Conforme José Gonçalves, de ano passado a esta parte, foi necessário estudar as várias modalidades de concessão dos transportes marítimos.

O Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, encontrou-se esta segunda-feira, 16, em Mindelo, com os Armadores nacionais, num momento que serviu para dar a conhecer aos operadores marítimos o cenário estratégico para o Serviço Público de Transportes inter-ilhas.

Para o ministro José da Silva Gonçalves, esta foi uma oportunidade para dialogar com os armadores e surge na sequência da promessa feita no ano passado com a Transportes Marítimos de Cabo Verde (TMCV), empresa criada há dois anos, interessada em concorrer para uma concessão de licença no país para o transporte inter-ilhas.

Conforme José Gonçalves, de ano passado a esta parte, foi necessário estudar as várias modalidades de concessão dos transportes marítimos.

“Nós herdamos uma solução que se pretendia de duas concessões no país. Mas, num mercado muito pequeno, muito reduzido, ficamos com a percepção inicial de que duas concessões não eram economicamente viáveis”, afirmou o Governante, completando que “foi preciso fazer mais estudos e análises que, hoje, foi apresentado em São Vicente pela empresa consultora Logistel e que aponta para uma só concessão, com uma entidade privada”.

Gonçalves, citado por uma nota do Governo,  acredita ainda que esta solução única deve ser sustentável e duradoura, técnica e financeiramente e que é o caminho para que haja mobilidade das pessoas e circulação de mercadorias em todo o país com regularidade e segurança.

Para o Governo, cabe agora aos armadores nacionais apresentarem – com o Executivo – a melhor solução para os transportes marítimos no país. Até ao final do ano. Porque o ano de 2018 é ano dos Transportes Marítimos e o Governo está focado em resolver de vez esse problema.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados