Home » Actualidades » Espanha: Independentistas querem que Barcelona declare o Rei “persona non grata”

Espanha: Independentistas querem que Barcelona declare o Rei “persona non grata”

O presidente da Generalitat tem sido muito pressionado, nos últimos dias, para dar seguimento aos resultados do referendo de 1 de Outubro.

 

O partido Candidatura de Unidade Popular (CUP –  Capgirem) quer que a Câmara Municipal de Barcelona declare o rei Felipe VI, entre outros membros da Casa Real, “persona non grata” na cidade e que lhe retire as medalhas e honras concedidas.

A CUP, partido catalão de esquerda e independentista, que no início do ano apresentou uma proposta neste mesmo sentido, mas que não avançou, anunciou que irá propô-la, novamente, na comissão municipal nesta semana, com a confiança de que agora será aprovada porque “as circunstâncias mudaram”.

A vereadora Maria Rovira (CUP) indicou que entre os motivos para declarar “persona non grata” ao Rei estão “as atitudes e as declarações públicas feitas pela Casa Real em relação à situação do povo catalão” desde o referendo de 1 de Outubro, que decidiu pela independência da Catalunha, mas considerado ilegal.

Segundo Maria Rovira, a monarquia é uma instituição anti-democrática e, no caso dos espanhóis, herdeira do regime franquista.

O presidente do governo catalão (Generalitat), Carles Puigdemont, tem sido muito pressionado, nos últimos dias, por movimentos e partidos separatistas para dar seguimento aos resultados do referendo de auto-determinação, realizado em 1 de Outubro último.

Segundo a Generalitat, nessa consulta popular, considerada ilegal pelo Estado espanhol, o “sim” à independência teve 90 por cento (%) dos votos, dos 43% dos eleitores que foram votar, tendo aqueles que não concordam com a independência da região boicotado a ida às urnas.

Puigdemont suspendeu, no passado dia 10, a independência da Catalunha depois de ter feito uma declaração ambígua no Parlamento da região.

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu, no dia seguinte, para Puigdemont clarificar a sua declaração.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados