Home » Cultura » Santa Catarina/Santiago: Exposição de Gil Moreira abre comemorações do Dia Nacional da Cultura

Santa Catarina/Santiago: Exposição de Gil Moreira abre comemorações do Dia Nacional da Cultura

Integrado nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se celebra a 18 de Outubro, a “Exposição em Vinil” do santacatarinense Gil Moreira fica patente durante dois dias.

O Centro Cultural Norberto Tavares, no Concelho de Santa Catarina de Santiago, recebe, nesta sexta-feira e sábado (13 e 14 Outubro) uma “Exposição em Vinil” de Gil Moreira, investigador, músico, actor, cantador e compositor de música tradicional.

Integrado nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se celebra a 18 de Outubro, a “Exposição em Vinil” do santacatarinense Gil Moreira fica patente durante dois dias , numa iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o Palácio da Cultura Ildo Lobo e a Câmara Municipal de Santa Catarina.

A “Exposição em Vinil, um projecto para “repensar com criatividade o percurso da Música e da Cultura cabo-verdiana”, pretende ainda “excitar oportunidade de reencontro, e de debate entre os artistas, produtores, atores, músicos, compositores, promotores, agentes culturais e amantes da tradição cabo-verdiana”, bem como “formar e informar os mais novos no campo da arte” e das tradições culturais.

Para além da Exposição Musical em Vinil, o evento conta ainda com workshop e oficina, conto de histórias/estória, apresentação de projectos culturais, concerto de músicas tradicionais e desfile de tabanca e teatro.

Natural de Santa Catarina, Gil José Cabral Moreira é licenciado em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, contador de histórias tradicionais, com várias digressões para países africanos e europeus, investigador no campo da tradição oral e cultural cabo-verdiana, investigador e coleccionador de discos produzidos em vinil, produtor e promotor executivo de vários eventos tradicionais e populares.

É ainda professor e coordenador de cultura cabo-verdiana, músico, compositor tradicional, animador cultural em crioulo, autor de vários textos poéticos escritos em crioulo e actor, encenador e formador de teatro.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados