Home » Actualidades » Fórum Mundial de Desenvolvimento Local : mais de 1500 inscritos

Fórum Mundial de Desenvolvimento Local : mais de 1500 inscritos

Organização garante que já está tudo preparado para este evento de dimensão internacional.

 

Mais de 1500 participantes já se inscreveram 4ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL) Mundial que acontece na Praia entre os dias 17 a 20 de Outubro.

O evento, que decorre no Estádio Nacional, contará com sessões plenárias; diálogos políticos; painéis interativos; workshops, exposições e mostras de arte e artesanato local, bem como uma intensa agenda de atividades.

Trata-se de um evento bianual e que tem o como o propósito promover o diálogo global sobre o Desenvolvimento Económico Local (DEL), através da partilha de experiências, reforçar alianças entre as partes envolvidas, promover a cooperação a nível nacional e estimular políticas de DEL para a implementação das metas de desenvolvimento sustentável a nível local.

Estão agendadas 51 sessões plenárias, e a participação de mais 190 oradores que vão debater temas relacionados com desenvolvimento económico local, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável. São esperadas cerca de duas mil pessoas, sendo 70% nacionais e 30% estrangeiras.

Até então, avança a organização, já estão inscritos mais de 1500 participantes dos quais 1020 são nacionais. África é, por isso, o continente com maior número de inscritos, seguido da Europa; América, Ásia e Oceania.

Espanha (59), Bolívia (24), Equador (21), Senegal (20) lideram o ranking dos países estrangeiros com maior número de inscritos, sendo que já está garantida a representação de 76 países no Fórum Mundial.

A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser feita até à próxima segunda-feira, 16 de outubro, na página:  http://ledworldforum.org/get-involved/register/

É a primeira vez que África está a receber o Fórum Mundial de Desenvolvimento Local e que este é o maior evento alguma vez organizado em Cabo Verde.

De referir que trazer o Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local para a África é uma oportunidade para debater mais sobre as políticas e as iniciativas de desenvolvimento promovidas nos países africanos, em linha com a Agenda 2063 e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, e enriquecer a visão compartilhada sobre o DEL com a experiência e perspetiva africanas.

O primeiro Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local aconteceu em Outubro de 2011, em Sevilha, Espanha, sob o lema “Território, Economia e Governança Loca l: novos olhares para tempos de mudanças”, reunindo cerca de 1.300 participantes de 47 países. Ao todo, as três edições já realizadas (em Espanha, Brasil e Itália) mobilizaram, em média, cerca de 2.400 (dois mil e quatrocentos) participantes, provenientes dos quatro cantos do mundo.

Setor público, privado, estudantes, líderes comunitários, entidades locais, centrais, artistas, sociedade civil, de uma forma geral são chamados a participar activamente neste diálogo mundial sob o lema: Vozes Locais ; Ações Locais ; Agendas Globais.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados