Home » Actualidades » Seminário da ACNOA: Filomena Fortes destaca acções levadas a cabo pelo COC

Seminário da ACNOA: Filomena Fortes destaca acções levadas a cabo pelo COC

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, enalteceu a importância das principais acções levadas a cabo pelo organismo ao longo do seu mandato. Esta responsável incidiu igualmente sobre os desafios patentes a Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA), na preparação das olimpíadas de 2020.

Nos últimos anos o COC tem promovido acções que assumem um papel fundamental na prática desportiva em Cabo Verde. O  projecto “Verdeolympics” é uma dessas acções e actualmente é tido como um caso de estudo pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e um exemplo a seguir por outros movimentos olímpicos no mundo.

“Trata-se de um projecto inovador que coloca o desporto como impulsionador da preservação ambiental, promovendo a utilização de materiais reciclados na concepção de equipamentos para a realização de eventos desportivos”, disse Filomena Fortes, à margem do 34º seminário dos secretários-gerais da ACNOA.

A par do “Verdeolympics” o COC realizou o seu primeiro congresso olímpico, na cidade da Praia, o que constituiu um ponto alto do debate sobre o olimpismo em todas as suas vertentes.

Pelas mãos desta instituição incidiu-se sobre o fomento da participação e liderança feminina no desporto, assim como a medicina desportiva caiu na ordem do dia, trazendo à tona as boas práticas no desporto. A criação e execução do projecto “M Olympics” serviu de base para a estimulação das comunidades unindo mulheres e homens em torno da questão da equidade do género no desporto.

Actualmente está-se a preparar o plano para as olimpíadas do Tóquio, em 2020, facto comprovado pelo lema do seminário este ano. Neste sentido a presidente do COC fala de uma mudança de paradigmas no desporto.

“Vamos cumprir, vamos ser transparentes, vamos rejeitar qualquer tipo de corrupção, organizar, implementar, coordenar e proceder a uma correcta e clara auto-avaliação. Quando estivermos prontos para mudar, podemos inspirar os outros a mudar”, prosseguiu.

Filomena Fortes reforçou o compromisso do COC, enquanto portador de princípios basilares de ética e da boa governação, para o reforço do papel único e exclusivo do desporto na sociedade. Como metas estabeleceu a qualidade e a integridade, servindo o desporto para o desenvolvimento social.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados