Home » Actualidades » Espanha: Rajoy pede que Puigdemont seja claro sobre declaração de independência

Espanha: Rajoy pede que Puigdemont seja claro sobre declaração de independência

Depois da resposta, o Governo de Madrid tomará medidas que podem ser adoptadas “ao abrigo do artigo 155º da Constituição”.

 

O líder da Catalunha declarou a independência da região, mas logo de seguida retratou-se, dizendo que a mesma estava suspensa para chegar a um “acordo” com o Governo central.

O Conselho de Ministros espanhol esteve reunido, extraordinariamente, quarta-feira, 11, depois de Carles Puigdemont, presidente regional da Catalunha, ter feito uma declaração sobre a independência da região. Em cima da mesa está o artigo 155º, que prevê que o Estado Central suspenda a autonomia das regiões.

O primeiro-ministro espanhol já falou ao país, pedindo a Carles Puigdemont que seja claro nas suas declarações.

“O Conselho de Ministros requereu, formalmente, ao governo da Generalitat que confirme se declarou a independência da Catalunha e quando a mesma entra em vigor”, declarou Mariano Rajoy.

O Chefe de Estado deixou claro que só depois de uma resposta de Puigdemont, o Governo central tomará medidas que, recordou, podem ser adoptadas “ao abrigo do artigo 155º da Constituição”.

Só depois de dada uma resposta por parte de Carles Puigdemont, relativamente à declaração de independência considerada dúbia, é que “se definirá o futuro dos acontecimentos nos próximos dias”.

No final do discurso, Mariano Rajoy assegurou que “é urgente” pôr cobro à situação que se vive em Espanha e deixou uma garantia: “Da minha parte, continuarei a actuar como até agora, com prudência e responsabilidade e tendo sempre presente o bem-estar dos catalães e do conjunto dos espanhóis”.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados