Home » Mundo » União Europeia financia energias renováveis em Moçambique

União Europeia financia energias renováveis em Moçambique

Através do Fundo Fiduciário para África, a UE vai investir quatro milhões de euros num projecto de promoção de energias renováveis.

 

Trata-se de uma iniciativa denominada Projecto de Promoção de Leilões para Energias Renováveis (PROLER), que será implementado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em parceria com a empresa pública de Electricidade de Moçambique (EDM).

O Projecto foi lançado em Maputo (a Capital de Moçambique), pela ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, durante uma cerimónia que contou com a presença do embaixador da União Europeia acreditado em Moçambique, Sven Von Burgsdorff.

Segundo a ministra, a iniciativa contempla várias acções determinantes para a integração da contribuição efetiva das fontes renováveis na rede de distribuição de energia.

Letícia Klemens reconheceu a importância deste recurso para o provimento do bem-estar dos cidadãos, sublinhado a necessidade para a diversificação das fontes de energia.

Burgsdorff, por seu turno, disse que Moçambique regista uma demanda crescente de energia para potenciar o seu desenvolvimento económico.

O diplomata europeu também destacou a importância da transformação do sector energético no contexto dos desafios globais impostos pelas mudanças climáticas.

O evento também contou com a presença do embaixador francês, Bruno Clerc, e da directora regional da Agência Francesa de Desenvolvimento, Marta Stein-Sochas.

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados