Home » Actualidades » Cruz Vermelha reduz actividades no Afeganistão

Cruz Vermelha reduz actividades no Afeganistão

Duas dezenas de grupos armadas operam no país, dos quais os talibãs e o extremista Estado Islâmico são os mais activos.

 

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou a redução das actividades no Afeganistão e a saída do Norte do país, após ter sido alvo de três ataques em nove meses, que mataram sete funcionários.

“Após discussões internas ao mais alto nível, tornou-se evidente que não temos escolha senão reduzir a nossa presença e as nossas actividades no Afeganistão”, anunciou à imprensa, a chefe da delegação do CICV, Monica Zanarelli, em Cabul.

Os centros de Maimana, na província de Faryab (Noroeste) e Kunduz (Nordeste) “serão encerrados até ao final do ano e o de Mazar-i-Sharif (Norte), significativamente reduzido”, precisou a responsável de uma das principais organizações humanitárias internacionais.

O anúncio da decisão, difícil para uma organização presente em todo o Afeganistão há mais de 30 anos, ocorre um mês após o assassínio de uma fisioterapeuta espanhola em Mazar.

O CICR tem mil e 800 funcionários no Afeganistão, incluindo 120 expatriados, dos quais “90 a 100 devem continuar no país”.

Zanarelli recordou que a organização “foi alvo de três grandes incidentes no espaço de nove meses”, antes do ataque de Mazar, um dos funcionários foi raptado em Dezembro de 2016 e detido durante quatro semanas em Kunduz e, em Fevereiro, seis empregados foram mortos numa emboscada em Jowzjan Norte) e dois outros sequestrados, tendo sido liberados sete meses depois.

Segundo as autoridades afegãs, cerca de duas dezenas de grupos armadas operam no país, dos quais os talibãs e o grupo extremista Estado Islâmico são os mais activos.

A redução do pessoal da organização será feita programa a programa durante as próximas semanas.

O CICV é a mais antiga organização humanitária, tendo sido criado com base no princípio da neutralidade e integrando as federações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados