Home » Actualidades » Futebol: Cabo Verde acolhe a II edição da Copa da África de Futebol para Cegos

Futebol: Cabo Verde acolhe a II edição da Copa da África de Futebol para Cegos

Cabo Verde vai acolher, de 22 a 31 de Outubro, a II edição do African Nations CUP IBSA FOOTBALL-Taça Africana das Nações de Futebol para Cegos, com a participação de seis países, informou o presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC).

Segundo José Rodrigo Bejarano, em declarações a Rádio de Cabo Verde, o Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC) apresentou a sua candidatura ao International Blind Sports Association (IBSA), juntamente com o Gana, Marrocos, Egipto, mas a organizou optou por Cabo Verde.

“África está aquém da realidade mundial do futebol para cegos e para nós é uma forma de contribuir, introduzindo esta modalidade em Cabo Verde. Futebol é uma coisa que todo mundo gosta, mas para cego é uma coisa muito curiosa e nova e achamos que já é o momento de começar no país”, disse, assegurando que é mais um passo para promover uma sociedade inclusiva.

Com o desafio lançado, a COPAC está, neste momento, a analisar as infra-estruturas desportivas na Cidade da Praia, designadamente o Estádio Nacional e o Estádio da Várzea, pois há a necessidade, de acordo com o responsável, de adaptar esses espaços.

Em relação aos países que vão participar neste evento, indicou que no início tiveram na pré-inscrição 11 equipas, mas devido ao custo de deslocação para Cabo Verde, que tem sido elevado, alguns países desistiram.

Até este momento, apenas Egipto, Marrocos, Gana, Costa do Marfim e Camarões já reconfirmaram as suas presenças.

O campeonato está orçado em sete milhões de escudos, mas, até este momento, a COPAC conseguiu apenas dois milhões, por isso José Rodrigo Bejarano pede a colaboração das instituições cabo-verdianas para a realização deste evento que vai ajudar a promover ainda mais o país, de acordo com o presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano .

Fonte: Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados