Home » Actualidades » Portugal tem quarta dívida mais elevada entre economias desenvolvidas

Portugal tem quarta dívida mais elevada entre economias desenvolvidas

Cabo Verde figura em quarto lugar no “Top Ten” dos mais endividados.

 

Portugal tem a quarta dívida mais elevada entre as economias desenvolvidas do mundo, mas paga a taxa de juro a dez anos mais elevada desse grupo (à excepção da Grécia), segundo dados da Bloomberg e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Na semana passada, a agência de notação financeira “Standard and Poor’s” (S&P) melhorou o “rating” atribuído a Portugal, retirando a dívida soberana portuguesa do lixo. Nas reacções, o ministro das Finanças, Mário Centeno, mostrou-se optimista, mas disse que “o optimismo tem de ser assertivo e pragmático, porque a dívida permanece a quarta maior do mundo”.

Segundo os dados do “World Economic Outlook” do Fundo Monetário Internacional (FMI), Portugal tinha, no final de 2016, a sexta dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) mais elevada do mundo, mas sobe para quarto lugar, caso se considerarem apenas as economias desenvolvidas.

De acordo com o FMI, em 2016, as dez economias com maiores dívidas públicas em percentagem do PIB eram o Japão (239,2%), a Grécia (181,3%), o Líbano (143,4%), Cabo Verde (133,8%), Itália (132,6%), Portugal (130,3%), a Eritreia (125,5%), a Gâmbia (116,1%), Moçambique (115,2%) e a Jamaica (115,2%).

Para este ano, o FMI estima uma melhoria na dívida pública da maior parte destes países, embora a posição de Portugal se mantenha no sexto lugar (bem como os países com valores acima da dívida portuguesa).

Assim, se considerados apenas as economias desenvolvidas, Portugal surge na quarta posição tanto nos valores do ano passado, com uma dívida de 130,3% do PIB, como nas estimativas deste ano, com 128,6%, atrás apenas do Japão (que deve manter este ano a dívida pública de 239,2% do PIB), da Grécia (181,3% em 2016, 180,7% este ano) e de Itália (132,6% em 2016 e 132,8% este ano).

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados