Home » Actualidades » Sal: África Avanza faz balanço positivo da 23ª missão solidária

Sal: África Avanza faz balanço positivo da 23ª missão solidária

Dado estes excelentes resultados, a Associação já está preparando novas acções de treinamento como complemento da cooperação cirúrgica e sanitária no programa "Médicos Solidários para Cabo Verde".

Em Agosto a Associação África Avanza realizou a sua 23ª missão solidária na ilha do Sal. A avaliação feita por esta associação espanhola é extremamente positiva, tendo em conta as acções levadas a cabo durante o mês, com destaque para a vinda de um técnico especializado em manutenção de equipamentos técnicos.

A 23ª missão da África Avanza no Sal arrancou no dia 4 de Agosto, com acções focadas no treinamento de enfermagem e, pela primeira vez no programa, o diagnóstico e manutenção do equipamento cirúrgico do hospital da ilha.

Ao todo 33 enfermeiras dos hospitais mais importantes do país, nomeadamente das ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Fogo e Sal, participaram do curso teórico-prático sobre “Limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos e instrumentos sanitários”, ministrado por três técnicas de saúde desta missão.

“Durante três dias, num total de 18 horas lectivas, os participantes mostraram uma forte participação e interesse. A acção foi avaliada como excelente e de grande utilidade prática, de acordo com a pesquisa de satisfação realizada após o treinamento”, lê-se num comunicado da associação.

Dado estes excelentes resultados, a Associação já está preparando novas acções de treinamento como complemento da cooperação cirúrgica e sanitária no programa “Médicos Solidários para Cabo Verde”.

A principal novidade desta missão foi a vinda de um técnico especializado em manutenção de equipamentos clínicos. Este monitorou 55 equipamentos, codificando-os com rótulos para garantir a sua durabilidade e rastreabilidade. 25 aparelhos foram cuidadosamente revisadas, enquanto que 10 foram reparados. O técnico efectuou ainda trabalhos de manutenção preventiva em nove.

Esta missão pôde aliviar um défice que vai melhorar as condições operacionais e de segurança das instalações do Hospital. Além disso, foram instalados e colocados em funcionamento 2 mini autoclaves doados pela Associação e 1 equipamento designado para cirurgia de catarata oftalmológica.

Esta sexta-feira, os médicos solidários da África Avanza iniciam mais uma missão que se prolonga até o dia 1 de Outubro. Esta missão é composta por três médicos voluntários, que se deslocam ao hospital para realizar cirurgias urológicas.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados