Home » Mundo » Moçambique: Mais de metade dos 152 distritos já têm agência bancária

Moçambique: Mais de metade dos 152 distritos já têm agência bancária

A parcela de população adulta de Moçambique com conta bancária ronda os 36%, pouco mais de um terço.

 

Mais de metade dos 152 distritos de Moçambique já tem, pelo menos, uma agência bancária, de acordo com dados divulgados pelo Governo.

“No início de 2015, apenas 69 distritos, num universo de 152, tinham, pelo menos, uma agência”, mas o número subiu para 84. Ou seja: a cobertura subiu de 45 por cento (%) para 55% do total de distritos, anunciou o executivo.

Os dados foram divulgados à margem do anúncio de inauguração de um novo balcão, na província de Cabo Delgado, no Norte do país, no âmbito do projeCto “Um distrito, um banco”.

A iniciativa, da responsabilidade do Governo, pretende dar condições de acesso ao financiamento bancário e a seguros de pagamento e poupança das populações rurais, no marco dos processos de comercialização agrícola.

A parcela de população adulta de Moçambique com conta bancária ronda os 36%, pouco mais de um terço, segundo dados do último boletim estatístico do Banco de Moçambique, publicado em Junho.

Em resposta a questões colocadas pela Lusa, no início do mês, os dois principais bancos moçambicanos (BIM e BCI) consideraram este valor baixo e salientaram a necessidade de promover a presença bancária pelo país.

O projeto “Um distrito, um banco” foi lançado há um ano pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e permitiu, desde então, a abertura de 14 novas agências, segundo dados do governo.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados