Home » Actualidades » PAN pede empenho da população na luta contra o paludismo  

PAN pede empenho da população na luta contra o paludismo  

Jorge Santos quer que esta luta seja transformada num desígnio nacional importante para libertarmos Cabo Verde destas epidemias.

O Presidente da Assembleia Nacional exortou a população a redobrar os esforços na luta contra o paludismo. Jorge Santos lançou este apelo após um encontro como o Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, realizado esta quarta-feira, 13.

Na ocasião, Mariano Castellón, citado por uma nota oficial,  referiu-se ao facto de Cabo Verde ser o único de uma lista de 12 (doze) países africanos, com capacidade/condições para evoluir da fase da pré-eliminação para a fase da eliminação da malária até, preferencialmente, antes do ano 2020, meta que considerou ser possível.

O alto funcionário da OMS considerou que este surto de paludismo é uma espécie de aprendizado para o Ministério da Saúde, para o Governo e para a própria organização que representa neste arquipélago, na compreensão da melhor estratégia a seguir no cenário urbano, para interromper a transmissão desta doença.

Neste sentido, Jorge santos, exortou a população a tudo fazer no sentido de gerir bem tudo o que seja: águas estagnadas, para hortos ou para jardins; para construção civil bem como as águas estagnadas nos terraços e em sítios inacessíveis que não estão ao alcance das autoridades sanitárias ou municipais.

O presidente da Assembleia Nacional apelou ainda a todos agentes políticos nacionais, partidos políticos, organizações, autarquias, no sentido de, juntos, citamos: “transformarmos esta luta num desígnio nacional importante e libertarmos Cabo Verde destas epidemias”.

A Organização Mundial da Saúde faz deslocar, a partir desta quinta-feira, 14, um grupo de especialistas da área da malária, para trabalhar com as autoridades nacionais ligadas ao setor na erradicação desta doença.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados