Home » Actualidades » Moçambique: Tribunal começa a julgar 28 arguidos por corrupção em Ministério

Moçambique: Tribunal começa a julgar 28 arguidos por corrupção em Ministério

Antes do início do julgamento, a antiga presidente da FDA afirmou que o Ministério Público não produziu provas dos factos que lhe são imputados.

 

Vinte e oito arguidos começaram a ser julgados em Maputo (a Capital), acusados de desviar 170 milhões de meticais (2,3 milhões de euros) do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), no processo com mais réus da história de Moçambique.

O primeiro dia (terça-feira, 12) foi dedicado à leitura da acusação, com o Ministério Público a acusar os réus de terem simulado financiamentos a projectos agro-pecuários forjados para beneficiarem das verbas desviadas.

Num documento com 64 páginas, a acusação visou, principalmente, Setina Titosse, ex-presidente da FDA, entidade tutelada pelo Ministério da Agricultura, acusando-a de ter mobilizado familiares, amigos e terceiros para a abertura de contas bancárias usadas para drenar o dinheiro.

De acordo com o Ministério Público, Setina Titosse pagou bónus equivalentes a salários, a si e aos restantes trabalhadores da FDA, em datas festivas, incluindo no dia 4 de outubro, Dia da Paz em Moçambique, com o argumento de que a importância da efeméride merecia que fosse passada com “dignidade”.

Ainda segundo a acusação, com o dinheiro do desvio, os arguidos compraram dez imóveis, incluindo dois na estância turística de Bilene, província de Gaza, Sul de Moçambique, sete carros e gado e outros receberam recompensas em dinheiro pela participação na fraude.

Em declarações aos jornalistas, antes do início do julgamento, a antiga presidente da FDA afirmou que o Ministério Público não produziu provas dos factos que lhe são imputados.

Além da ex-presidente do FDA, entre os arguidos estão antigos gestores da instituição, contabilistas, engenheiros agrónomos, um técnico aduaneiro, empresários e cidadão do Uganda.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados