Home » Actualidades » Fundação celebra 93º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral com concerto musical

Fundação celebra 93º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral com concerto musical

O evento pretende celebrar o aniversário de Amílcar Cabral (12 de Setembro), bem como contribuir para um maior conhecimento do pensamento e ideais humanistas de Amílcar Cabral.

Para assinalar mais um aniversário do nascimento de Amílcar Cabral, a Fundação Amílcar Cabral (FAC) e o Instituto Pedro Pires para a Liderança realizam, esta terça-feira, 12, um concerto musical “Cantar Cabral e a Resistência”.

Para a realização do concerto, que acontece às 19H30, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, cidade da Praia, a FAC e o Instituto Pedro Pires para a Liderança contam com o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, com a produção da “In Sulada”.

O evento pretende celebrar o aniversário de Amílcar Cabral (12 de Setembro), bem como contribuir para um maior conhecimento do pensamento e ideais humanistas de Amílcar Cabral, e, por outro, concorrer para preservação e divulgação da memória da luta de libertação nacional.

Antes do concerto musical, o Palácio da Cultura Ildo lobo recebe, às 15H00, a apresentação e exposição dos resultados de trabalhos sobre a temática “Cabral Herói Nacional”.

Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924. Foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973 em Conacri, sede do então movimento independentista que se batia contra Portugal pela “libertação” das então colónias portuguesas de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Até hoje, nunca foi esclarecida a responsabilidade do assassínio, ocorrido oito meses antes de o PAIGC declarar, unilateralmente, a independência da Guiné-Bissau (24 de Setembro de 1973), reconhecida por Portugal um ano mais tarde (10 de setembro de 1974). Cabo Verde só acederia à independência a 05 de Julho de 1975.

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados