Home » Actualidades » Especialista José Neto ministra formação em cultura desportiva

Especialista José Neto ministra formação em cultura desportiva

A formação teve início ontem, na cidade da Praia, e prossegue esta terça-feira (12) com o tema “preparar para ganhar”.

O especialista em Ciências do desporto, José Neto, encontra-se em Cabo Verde no âmbito de uma semana de formação em cultura e desporto, promovida pelo Ministério do Desporto. Esta teve início ontem, na cidade da Praia, e prossegue esta terça-feira (12) com o tema “preparar para ganhar”.

O tema é dedicado à selecção nacional, bem como ao seleccionador, Lúcio Antunes, que segundo José Neto, aos órgãos de comunicação social, estão numa fase “muito bonita e interessante”.

“Esse preparar para ganhar tem uma filosofia de conteúdos com algumas estratégias que quer na vida do Futebol Clube do Porto, quer na minha vida profissional e de outros clubes com quem partilho conhecimentos tem dado bons resultados”, sublinhou o especialista português, conforme escreve a Inforpress.

Na óptica de Neto, a primeira estratégia para o sucesso de uma equipa é a felicidade. “Quem é feliz ganha mais vezes”, disse.

O treino tem de um alcance extraordinário em termos de qualificação total. Os cinco elementos do treino são o corpo, a mente, o desejo, natureza e sociedade. O corpo é aquilo que gente faz, a força a velocidade, a mente é aquilo que agente tem de pensar para fazer, a natureza é a modalidade em si, o desejo é a motivação para o fazer e a sociedade – ninguém faz nada sozinho”, precisou.

“As razões – o pior inimigo dos futebolistas”, “A importância da recuperação física e psicológica”, “As estratégias para a recuperação de forma efectiva”, “O exercício e a actividade física para saúde”, “Desporto como saúde, como cultura, como educação e como festa”, são outros temas para análise durante a semana.

José Neto é Doutorado em ciências do desporto pela Universidade de Beira Interior e professor da Universidade do Porto, possui o nível IV de treinadores de futebol UEFA-PRO e desde1998 realizou o curso de formadores e instrutores da UEFA.

Pertenceu às equipas técnicas do FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães, com as funções de observador, análise do jogo e metodologia do treino físico.

JF

Fonte: Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados