Home » Actualidades » Solidariedade olímpica disponibiliza bolsas de preparação para 10 atletas cabo-verdianos

Solidariedade olímpica disponibiliza bolsas de preparação para 10 atletas cabo-verdianos

A Solidariedade Olímpica disponibilizou bolsas para 10 atletas cabo-verdianos, com vista à preparação e a qualificação para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020. Houve uma duplicação do número de bolseiros, em comparação aos contemplados na caminhada para o RIO 2016.

Os atletas Maria Andrade (Taekwondo), Sofia dos Reis (Taekwondo), Adysangela Moniz (Judo), Sandra Borges (Judo), Djamila Correia e Silva (Judo), Lidiane Lopes (Atletismo), Eveline Sanches (Atletismo), Jordin Andrade (Atletismo), Ruben Sança (Atletismo) e Davilson Morais (Boxe) são os atletas contemplados pelas bolsas de solidariedade olímpica deste ano.

Quatro dos atletas desse lote, nomeadamente: Maria Andrade, Lidiane Lopes, Jordin Andrade e Davilson Morais já vinham usufruindo de uma bolsa intermédia de 312 dólares americanos mensais, cedida pelo Comité Olímpico, mas que termina agora em Setembro.

A escolha dos 10 atletas fez-se após um estudo conjunto com as Federações internacionais interessadas, levando em consideração o perfil dos atletas propostos na candidatura do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). O programa tem em vista à preparação e a qualificação para os Jogos Olímpicos de TOKYO2020 e é sujeito ao desempenho, relatórios e processo de qualificação.de Cabo Verde e suas equipas de suporte.

Uma outra mudança regista-se na duração das bolsas que passa de dois a três anos, sendo o valor mensal de 600 dólares americanos. Cada atleta terá igualmente um total de 5.000 dólares para viagens para provas de qualificação.

Convém frisar que os atletas Magda Moreira (Atletismo), Marcelo Gomes (Atletismo), e Nicalas Fernandes (Taekwondo), actualmente em preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, já estão a usufruir de 7.500 dólares cada, desde Julho último.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados