Home » Mundo » “Rentrée” do Parlamento Europeu marcada por debate sobre estado da União

“Rentrée” do Parlamento Europeu marcada por debate sobre estado da União

Na terça-feira à tarde, 12, o PE vai debater com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, questões de política externa.

O discurso anual sobre o estado da União, proferido na quarta-feira, 13, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, domina a agenda da “rentrée”  do Parlamento Europeu (PE), decorrendo a sessão plenária entre segunda e quinta-feira.

Juncker deverá fazer um balanço da primeira metade do seu mandato e debater com os eurodeputados o futuro da União Europeia (UE), a partir dos vários cenários apresentados nos últimos meses e que estão em discussão pública nos Estados-membros.

Na terça-feira à tarde, 12, o PE vai debater com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, questões de política externa, incluindo a ameaça nuclear da Coreia do Norte e a situação na Venezuela.

No mesmo dia, de manhã, está agendado um debate sobre o escândalo dos ovos contaminados com o pesticida fipronil e as medidas tomadas e eventuais melhorias ao sistema de alerta rápido da UE para os géneros alimentícios.

Segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 26 Estados-membros, incluindo Portugal, foram afectados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil.

A contaminação de dezenas de milhões de ovos, resultante da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras por um produto contendo fipronil, um anti-parasitário forte estritamente proibido na cadeia alimentar, foi divulgada em Agosto.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados