Home » Actualidades » Cabo Verde na lista de países que receberam ovos contaminados 

Cabo Verde na lista de países que receberam ovos contaminados 

A fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo insecticida fipronil remonta a Setembro de 2016.ç

Cabo Verde está na lista de países terceiros afectados pela crise dos ovos ou subprodutos contaminados com insecticida. Quem o diz é a Comissão Europeia.

De acordo com a mais recente lista, citada pela Lusa esta segunda-feira, 11, Cabo Verde e Angola, estão entre os 11 países que receberam ovos ou subprodutos contaminados no seu território. Portugal já não consta entre os afectados.

A lista de países afectados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com fipronil inclui 25 Estados-membros da União Europeia (apenas Portugal, Croácia e Lituânia ficam fora), dois dos três países da Área Económica Europeia (Noruega e Liechtenstein) e 19 países terceiros.

Segundo avança a Lusa, 11 destes países terceiros receberam ovos ou produtos contaminados no seu território, incluindo Cabo Verde, Angola e Suíça, tendo nos restantes oito os produtos sido detectados em navios.

Tentamos ouvir a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), mas foi-nos informado que não há nenhuma reacção para ser feita de imediato e que deverão se pronunciar sobre assunto ainda nesta segunda-feira.

A fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo insecticida fipronil remonta a Setembro de 2016, disse recentemente a Comissão Europeia, precisando na altura que 34 países, a maioria na Europa, foram atingidos pela situação.

A contaminação de dezenas de milhões de ovos, resultante da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras por um produto contendo fipronil, um antiparasitário forte estritamente proibido na cadeia alimentar, foi divulgada em Agosto.

É de referir ainda que, pelo menos na cidade da Praia, nos últimos dias têm-se sentido a falta de ovos nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados