Home » Actualidades » Ministério da Educação promove ação de formação em Método Kodály

Ministério da Educação promove ação de formação em Método Kodály

O Kodály é um método húngaro de educação musical que utiliza técnicas de ensino apelativas e eficazes, com enfoque no canto e na prática coral, com o intuito de desenvolver a literacia musical e valorizar as línguas nacionais.

O Ministério de Educação, através da Direção Nacional de Educação, em parceria com a Cesária Évora Academia de Artes e a Cooperação Húngara, promovem, segunda feira, 11, às 09 horas, uma ação de formação em Método Kodály. O eventona acontece na Cesária Évora Academia de Artes, em Chã de Areia, Praia, e é presidido pelo Ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abrão Vicente.

Esta ação de formação é o resultado de uma parceria assinada entre o Governo de Cabo Verde – através dos Ministérios da Educação e da Cultura –  e a Cooperação Húngara. O Kodály é um método húngaro de educação musical que utiliza técnicas de ensino apelativas e eficazes, com enfoque no canto e na prática coral, com o intuito de desenvolver a literacia musical e valorizar as línguas nacionais, neste caso a Cabo-verdiana e a portuguesa, junto das camadas estudantis, uma vez que a base de todo o trabalho assenta no repertório da música tradicional que, normalmente, são escritas na língua materna.

Segundo uma nota do Governo, a formação em voga, em fase piloto, tem como público alvo os professores de música do Ensino Básico e os monitores do pré-escolar, podendo, conforme recomendações finais, ser multiplicada para abranger mais professores e monitores.

Diz a mesma nota que, neste quadro, os parceiros entendem que esta ação contribuirá fortemente para elevar a qualidade da educação no geral, e para o ensino da educação musical em particular, uma vez que os participantes terão a oportunidade de fazer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em uso.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados