Home » Actualidades » “Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas” apresentando em Porto Novo

“Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas” apresentando em Porto Novo

A obra, “Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas” do autor, Alcides Lopes, vai ser apresentada esta sexta-feira, 1, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão. A apresentação do livro, dado à estampa pela Livraria Pedro Cardoso, é da responsabilidade do músico, Vasco Martins.

“Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas” é fruto de uma pesquisa de mestrado em Antropologia defendida em 2015, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação tem como objeCto de análise as festas do “Colá Son Jon” na cidade do Porto Novo.

Na obra de 159 páginas, Alcides Lopes, analisa a actuação dos principais músicos da festa, os tamboreiros, e o lugar que estes têm na trajectória daquela que é considerada uma das maiores e mais intensas manifestações culturais de Cabo Verde.

O São João tem passado por “transformações significativas”. Neste sentido o autor descreve os locais e os momentos da festa que acontece todos os anos durante o mês de junho.

O livro compreende quatro capítulos: o primeiro apresenta um relato sobre os locais e os momentos das festas do “Son Jon” no Porto Novo. No segundo, o investigador traça o caminho para a construção do campo de pesquisa e apresenta uma crónica histórica sobre a ilha de Santo Antão e suas gentes, finalizando com a caraterização do “etos” dos tamboreiros.

Já no terceiro, discute-se as controvérsias sobre o conceito de “Colá Son Jon”. Também é apresentada com base nas propostas do etnomusicólogo ganense Willie Anku, uma análise da teoria estrutural da música tradicional africana.

O último capítulo mostra as dimensões atuais das práticas festivas do Colá Son Jon num dos bairros periféricos do Porto Novo e as mudanças ocorridas na realização das festividades.

A obra vai ser apresentada na Aldeia cultural, “Nos Raiz”, às 18 horas. No dia 5 é a vez da capital do país receber esta obra, com a apresentação do pelo antropólogo, Jeff Hesnney.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados