Home » Actualidades » Destaques da edição 522 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 522 do Jornal A NAÇÃO

INPS

SAI FERNANDES E ENTRA ORLANDA

José Augusto Fernandes vai deixar o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS)  até o início de Outubro. Não se conhecem as motivações desse “abandono”, após um ano e dois meses de mandato. Orlanda Ferreira é quem o poderá substituir.

VISTOS PARA ESTUDANTES CABO-VERDIANOS

BLOCO DE ESQUERDA QUESTIONA AUTORIDADES PORTUGUESAS

A reportagem do A NAÇÃO sobre as dificuldades de estudantes cabo-verdianos obterem visto para prosseguir os seus estudos em Portugal foi assumida pelo Bloco de Esquerda. Esse partido, chefiado por Catarina Martins, exige “coerência” entre a prática consular portuguesa em Cabo Verde e o discurso oficial sobre a lusofonia.

AUTÁRQUICAS’2016

INDEPENDENTES FALHAM NA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Dos cinco grupos de cidadãos que concorreram nas eleições autárquicas de 2016, apenas o GPAIS (Grupo Por Amor Incondicional a Sanfilipe, de Luís Pires) apresentou as contas relativas à sua campanha eleitoral, em conformidade com a lei. Dos partidos políticos, apenas o PSD não recebe a subvenção do Estado, que ascende os 167 mil contos. O MpD, enquanto partido mais votado, é quem leva a maior parte do bolo: mais de 92 mil contos.

POLÉMICA

OBRA NA PRAINHA DIVIDE BANHISTAS

A construção de um bar-esplanada na Prainha está a gerar críticas entre os frequentadores desse local balnear da capital, havendo quem questione a sua legalidade. Ao A NAÇÃO, o representante do grupo Mirage, proprietário da construção, garante a “total legalidade” do empreendimento. Da parte da Câmara Municipal, o vereador Rafael Fernandes refuta quaisquer “jogadas obscuras” na concessão do terreno.

SÃO FRANCISCO

RALLIES NAS PRAIAS AMEAÇAM DESOVA DE TARTARUGAS

A Associação Fauna e Flora (AFF) de São Francisco está preocupada com o aumento de certos tipos de actividades humanas na praia dessa localidade, nomeadamente festivais e rallies com viaturas e motos durante a época de desova de tartarugas.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DIRECTOR DEFENDE GESTÃO FOCADA NO CIDADÃO

São Vicente é palco, a 5 de Setembro, da replicação do Fórum sobre “Qualidade de Serviço Público e Ambiente de Negócios”, desta vez, destinado à Região Norte do país. Em entrevista ao A NAÇÃO, o Director Nacional da Administração Pública (DNAP) insiste na necessidade de construção de “um novo modelo de gestão pública, focado em resultados e orientado para o cidadão e as empresas”. Guevara Cruz fala, também, da transparência e da cultura de resultados, admite a morosidade no atendimento, fala do salário praticado e do dossiê da reforma antecipada.

J.M. VARELA VÁRIO

10 ANOS DE AUSÊNCIA

João Manuel Varela, de pseudónimo mais conhecido João Vário, morreu há dez anos e, para assinalar esta data, a Rosa de Porcelana realiza, esta sexta-feira, 1 de Setembro, uma homenagem em São Vicente, sua ilha-natal. João Vário, como dizem, aqui, os poetas Osvaldo Osório, José Luiz Tavares e Filinto Elísio, foi uma das maiores figuras de Cabo Verde, tanto no campo da literatura como das ciências.

Esta Edição nº 522 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 31 de Agosto, traz, também, o habitual Caderno ETC.; assim como, as opiniões de César Garcia e de José Augusto Cardoso; e a Coluna de Marciano Moreira.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados