Home » Actualidades » Washington suspende temporariamente concessão de vistos na Rússia

Washington suspende temporariamente concessão de vistos na Rússia

As medidas ficarão em vigor tanto tempo quanto as medidas impostas em Julho por Moscovo.

A concessão de vistos para os Estados Unidos da América (EUA) será suspenso, temporariamente, na Rússia, a partir desta quarta-feira, 23, devido à redução do pessoal diplomático ordenada por Moscovo em resposta a sanções.

“Devido ao limite imposto pelo governo russo ao número de funcionários diplomáticos autorizados a estar na Rússia, todas as operações relacionadas com vistos de não-imigrantes serão suspensas a 23 de Agosto”, indica a embaixada russa em Moscovo, num comunicado citado pela Lusa.

“As operações recomeçarão a 1 de Setembro, em Moscovo, mas nos consulados (noutras cidades russas) ficam suspensas indefinidamente”, adianta o documento.

Os EUA dispõem de consulados em São Petersburgo, Ekaterinburgo e Vladivostok, além de Moscovo.
As medidas ficarão em vigor tanto tempo quanto as medidas impostas em Julho por Moscovo.
As autoridades russas ordenaram a Washington que reduzisse o pessoal da embaixada e dos consulados de 755 pessoas para 455, para ficar ao nível dos funcionários das representações russas nos EUA.

Também proibiram os diplomatas norte-americanos de utilizarem uma residência nos arredores da capital russa e um armazém.

As medidas, de amplitude inédita, surgiram como represália à confiscação de duas propriedades da diplomacia russa nos Estados Unidos e às sanções económicas aprovadas pelo Congresso norte-americano contra Moscovo, acusado de ingerência nas presidenciais norte-americanas de 2016.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados