Home » Cultura » Festas de São Roque animam Cidade Velha

Festas de São Roque animam Cidade Velha

Estas tradicionais comemorações traduzem a veneração dos pescadores e peixeiras do Berço da Nação por S. Roque, que consideram seu santo padroeiro.

As festas de São Roque, organizadas pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, acontecem neste fim-de-semana, na Cidade Velha, nos dias 26 e 27 (sábado e domingo). Estas tradicionais comemorações, agora integradas na Rede Eurafricana de Cidades Património da Humanidade, traduzem a veneração dos pescadores e peixeiras do Berço da Nação por S. Roque, que consideram seu santo padroeiro.

Sendo um evento religioso festa inclui manifestações religiosas, actividades desportivas e culturais, workshop, feira gastronómica e de artesanato, desfile de botes e concurso do bote melhor engalanado e minifestival. O Workshop “CITY 2020: Cidades Património Mundial e Comércio” realiza-se sábado, pelas 14 horas.

O minifestival, que acontece sábado, as 22 horas, no Largo do Pelourinho, conta com a participação de Zé Espanhol, Hélio Batalha, RB2, Edmar Lest, Lito Freire, Vady de Melo, Alex Prodng, Tó Trp e Rito Bonz. No domingo, para além de outras actividades, haverá missa de S. Roque e procissão, com bênção de botes.

Os prémios atribuídos nos concursos distinguem os três melhores classificados quanto à decoração de bote, os três primeiros classificados no concurso de pesca (adultos e crianças), e os cinco primeiros classificados nas provas de natação masculina e feminina e na corrida de botes.

Cofinanciado pela CITY2020, pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Açores), pelo INTERREG (Fundo Regional de Desenvolvimento Europeu) e pelo MAC 2014/2020, as festas são promovidas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e pelo Governo, estando presentes delegações de Angra do Heroísmo (Açores), Laguna (Canárias), Saint Louis e Gorée (Senegal).

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados