Home » Economia » INPS quer aumentar participação no capital social da Caixa Económica de Cabo Verde

INPS quer aumentar participação no capital social da Caixa Económica de Cabo Verde

Com a compra dos 12,5% da ímpar, o INPS passará a deter 45% do capital social da Caixa Económica de Cabo Verde.

O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) encontra-se em negociações com a seguradora Ímpar para comprar as acções que esta detém no capital social da Caixa Económica de Cabo Verde (CVCV).

A informação foi confirmada pelo presidente da comissão executiva na Caixa Económica de Cabo Verde, António Moreira Semedo, à margem da assinatura do acordo entre a instituição que dirige e o Governo, após ser questionado sobre o interesse do Estado em aumentar a sua participação no capital social da Caixa Económica, através do INPS.

“Se existe algum interesse por parte do Estado não sei, o que sei é que existem negociações entre a Ímpar e o INPS há cerca de três anos”, esclareceu.

Segundo António Moreira Semedo, a Ímpar comprou o Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN) e passou a ser detentora de participação qualificada e maioritária e, no âmbito desse processo, negociou previamente em articulação com o Banco de Cabo Verde (BCV) a venda da sua participação na Caixa Económica de Cabo Verde, tendo o INPS manifestado interesse no negócio.

“O montante vai depender do valor da negociação, sendo que a última transacção em bolsa custava 2.900 escudos por acção”, disse, indicando que o capital social da Caixa Económica de Cabo Verde é de 1.392 milhões de contos, e que os 12,5% podem estar acima dos 600 a 700 mil contos.

O presidente garantiu que esta transacção “não apresenta nenhuma mudança efectiva” para a sua instituição, uma vez que o sistema de governação dos bancos é “muito bem controlado” pelo Banco Central, em que os accionistas “individualmente e dificilmente” terão a possibilidade de “controlar de forma abusiva” os destinos ou interesses dos bancos.

Com a compra dos 12,5% da ímpar, o INPS passará a deter 45% do capital social da Caixa Económica de Cabo Verde.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados