Home » Santiago » Colmeia promove encontros no interior de Santiago com famílias com membros com deficiências

Colmeia promove encontros no interior de Santiago com famílias com membros com deficiências

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais “Colmeia” realiza, a partir deste sábado, 19 de Agosto, até ao mês de Setembro, uma série de encontros, nos diversos concelhos do interior de Santiago, com famílias que tenham algum membro com deficiência.

O objetivo, segundo a presidente da Colmeia, Isabel Moniz, é auscultar essas famílias para poder formular respostas mais acertadas para diversas preocupações e dificuldades, “que se tornam maiores no interior da Ilha”, e que estão relacionadas com consultas de especialidades, serviços de educação, saúde, proteção social específicos para deficientes.

“Além disso, iremos abordar questões como a criação de estruturas viradas aos serviços de habilitação e reabilitação, com equipas multidisciplinares nos hospitais, centros de saúde ou nos centros de ensino em todo o país, a contratação de recursos humanos nas áreas terapêuticas e regulamentação das leis que abarcam todas as terapias que ainda não estão cobertas pelo Sistema da Previdência Social”, revela Isabel Moniz.

O primeiro encontro acontece este sábado, 19, na Calheta de São Miguel, pelas 10 horas, na Escola Secundaria de São Miguel. Segue-se Santa Cruz, no dia 26, às 10 horas, num local ainda por definir. No dia 2 de Setembro é a vez da ribeira da Barca, em Santa Catarina, na mesma hora. Em Assomada é no dia 9 de Setembro, também às 10H00. A série de encontro termina em São Lourenço dos Órgãos e São Domingos, ainda sem datas definidas.

A Colmeia atende famílias que têm parentes com Dificuldades específicas de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, transtornos especifico de linguagem); Deficiências sensoriais (Auditiva e Visual); Deficiências intelectuais (Síndrome de Down); Altas habilidades intelectuais e Sobredotados; Transtorno por Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Deficiência física- motora, Paralisia Cerebral, Transtornos de Espectro Autista (TEA), Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência múltipla e Microcefalia.

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados