Home » Actualidades » Destaques da edição 520 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 520 do Jornal A NAÇÃO

PORTUGAL ENSINO SUPERIOR

ALUNOS CABO-VERDIANOS DESESPERADOS POR UM VISTO

Entra ano e sai ano, a situação repete-se. Alunos cabo-verdianos que queiram estudar em Portugal são obrigados a passar pelo calvário que começa no processo de candidatura e vai até à obtenção de um visto consular. As exigências são de tal monta que estudar em Portugal está a transformar-se numa miragem. Daí a pergunta: Portugal quer mesmo formar cabo-verdianos em suas universidades?

CABO VERDE & ISRAEL

QUASE TUDO NA MESMA

O Governo reiterou os princípios norteadores da Política Externa cabo-verdiana, baseados na Constituição e na Carta das Nações Unidas. Com isso, e por ora, ficam dissipadas as dúvidas quanto ao suposto “realinhamento” de Cabo Verde com Israel, na linha do anunciado pelo A NAÇÃO, a 27 de Julho. A imprensa israelita fala que o recuo cabo-verdiano deve-se a pressões do mundo árabe.

CAIXA ECONÓMICA

UM NOVO BANCO POLÍTICO?

A questão de “bancos políticos”, que esteve em alta com a resolução do Novo Banco, volta a entrar na agenda das autoridades reguladoras do sector financeiro, desta feita, por causa da intenção de se transformar a Caixa Económica de Cabo Verde num Banco do Governo. O Banco de Cabo Verde está atento no negócio Ímpar/INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).

RESCALDO DO BPN

CIDADÃO DENUNCIA “MÁFIA DE MÁ-FÉ” NA JUSTIÇA

José Luís Vaz (mais conhecido por “Sagui”), diz-se vítima de uma “máfia de má-fé” e “corrupção” na Justiça cabo-verdiana. Alega que está, desde 2009, a lutar nos tribunais com a extinta filial do Banco Português de Negócios (BPN) em Cabo Verde, mas que, os juízes “têm ignorado” os seus direitos.

SALAMANSA

VAI TER A PRIMEIRA DESSALINIZADORA COM RECURSO À ENERGIA SOLAR

Uma empresa holandesa está a implementar, em Salamansa, a primeira dessalinizadora em Cabo Verde com recurso à energia solar. O projecto ronda os 60 mil contos e permitirá, àquela comunidade de São Vicente, o acesso à água a baixo custo e com maior qualidade.

CRIME

MELIANTES AGRIDEM MULHER…EM SEGUIDA SÃO ATROPELADOS

Agrediram uma mulher em Ponta d’Água (Praia) e, momentos depois, foram atropelados por uma viatura na Achada de São Filipe, para onde fugiram. Vítima e agressores reencontraram-se, cara-a-cara, depois, nas urgências do Hospital “Dr. Agostinho Neto”.

COLÓNIAS DE FÉRIAS EM SÃO VICENTE

UMA FORMA DE ANIMAR A PEQUENADA…

Com as férias grandes em curso, os pais procuram, a todo o custo, ocupar o tempo livre dos filhos. No Mindelo, de entre as propostas existentes, duas contemplam realidades diferentes. Uma delas é promovida pela FAVA (Férias, Artes, Verão Alaim) e mais frequentada por crianças da classe média, enquanto que, na “Escolinha de Verão”, em Ribeira de Craquinha, a animação é outra, ainda que o propósito seja igual.

Esta Edição nº 520 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 17 de Agosto, traz o habitual Caderno ETC.; assim como, as opiniões de Mário Matos e de José Manuel Araújo ; e a Coluna de Marciano Moreira.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade