Home » Mundo » China: Activista acusa governo de lhe ter agrafado as pernas devido à foto de Messi

China: Activista acusa governo de lhe ter agrafado as pernas devido à foto de Messi

Activista natural de Hong Kong terá sido levado, agredido e interrogado. Tudo porque queria dar uma prenda a um dissidente chinês.

Howard Lam, um activista de Hong Kong, região que mantém alguma autonomia em relação à China, diz ter sido levado e agredido. A razão para tal será uma fotografia auto-grafada de Messi, uma que, acusa, lhe terá sido agrafada repetidas vezes nas pernas.

Esta história começa ainda em Julho, quando Howard Lam soube que Liu Xiabo, antigo Prémio Nobel da Paz, estava já em fase terminal. Lam sabia que Xiabo era fã de Messi e do FC Barcelona (de Espanha) e pediu ao clube catalão uma fotografia auto-grafada para entregar a Liu Xiabo

Liu Xiabo, saliente-se, é dos mais conhecidos dissidentes do regime chinês, e acabaria por morrer na sequência do cancro do fígado ainda antes de a fotografia chegar às mãos de Howard Lam.

Quando Howard Lam recebeu a fotografia, tentou entregá-la à esposa de Liu Xiabo, que tem estado sob apertada vigilância das autoridades.

Em conferência de imprensa em Hong Kong, Lam contou que recebeu, no início da última semana, uma chamada de um homem que falava mandarim, uma língua pouco usada entre os falantes de cantonês de Hong Kong, explica o “New York Times”.

Na quinta-feira, quando estava às compras, foi abordado por dois homens, que o forçaram a entrar numa carrinha, revela.

Foi levado, agredido e ficou sem telemóvel, contou Howard Lam, acrescentando ainda que a dada altura perdeu a consciência, quando foi forçado a inalar algo que o fez desmaiar.

Quando acordou, estava só com roupa interior vestida, foi interrogado sobre a fotografia que queria entregar à viúva de Liu Xiabo. Terá sido nesta altura que repetidas vezes o magoaram nas pernas recorrendo a um agrafador.

Howard Lam mostrou as marcas dos agrafos na mesma conferência de imprensa, tal como a foto de Messi auto-grafada.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados